X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Hoje é o dia do nono dígito nos celulares em SP – sua linha está maluca?


Na sexta-feira, recebi uma mensagem da TIM avisando: no dia da adição do nono dígito nos números da operadora, “instabilidades” poderiam ocorrer. Aparentemente, todo mundo decidiu admitir que os problemas poderiam ocorrer só perto do fim de semana — até a Anatel disse que falhas aconteceriam. Por isso, fica a pergunta: como seu celular está se comportando? Educadamente ou meio rebelde?

Nós já explicamos por aqui por que o nono dígito foi adicionado nas cidades da grande São Paulo, e mostramos até métodos mais práticos (leia-se apps) para arrumar sua lista. Mas nada disso impedirá que as redes fiquem um tanto caóticas — já li relatos de problemas no sinal do 3G, por exemplo. Sobre os possíveis problemas, Adeílson Nascimento, da Anatel, explicou ao G1:

Adeilson explica que será necessária a adaptação de equipamentos que fazem parte das redes de telecomunicação, chamados HLR. Esses equipamentos “entendem” todas as informações sobre os usuários, como localização, por exemplo. Segundo o gerente, os HLR trabalham em pares, o que facilita a mudança, já que enquanto um estiver sendo adaptado o outro continuará funcionando. Ainda assim, durante a adaptação, ocorrerão dificuldades para a realização e recebimento de chamadas. As chamadas que já estiverem acontecendo normalmente não serão interrompidas, segundo a Anatel.

Esperto foi o cidadão que teve a ideia de fazer isso no fim de semana. Ele merece um bônus. Imagine só a soma dos serviços problemáticos das operadoras com falhas criadas pelo nono dígito em um dia de semana? Olha, muitos executivos da Faria Lima teriam um leve infarto.

ff di
ff wYEals

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo