Durante os últimos meses, a HP mostrou um novo tablet em seus materiais de marketing, mas sem revelar se era mesmo um produto real. Bem, é real: o ElitePad é um tablet de alumínio com Windows 8 e um design bem desejável.
O HP ElitePad, no papel, é tudo o que você esperaria de um tablet com Windows 8. Ele pode rodar apps Metro/Modern ou a área de trabalho clássica. Ele dá uma sensação de solidez ao pegá-lo na mão, e no pouco tempo que passei brincando com ele, o ElitePad parece bem ágil ao toque. E o design, com as laterais curvas em forma de cunha, e a parte de cima plana, não parece totalmente derivado da Apple.
Rodando o novo Intel Clover Trail, o tablet possui tela com resolução 1280×800 que atinge um equilíbrio entre a proporção 4:3 (boa para revistas, ruim para vídeos) e a 16:9 (um pouco larga demais).
Com 9,2mm de espessura e 680g, ele está entre os tablets mais finos e mais leves. Os 2GB de RAM são os mesmos presentes na concorrência com Clover Trail, e a opção de até 64GB de espaço interno é boa para um dispositivo que é totalmente tablet. Ainda há uma câmera frontal 1080p, e uma traseira de 8MP. Com tudo isso, este parece ser um tablet com Windows 8 que todos iriam querer.
Mas tem um detalhe: a HP não fez o ElitePad para concorrer contra o iPad entre consumidores. Em vez disso, eles dizem que só querem vender o tablet para clientes corporativos.
Hein? Por quê?
É compreensível que a HP ache que, talvez, um tablet com Windows 8 ainda não tenha chance de competir contra iPad/Kindle Fire/Nexus… mas não torná-lo disponível aos consumidores parece uma tolice.
Fora um preço possivelmente caro – ele será anunciado depois – os recursos e o design do ElitePad com certeza têm um apelo para consumidores. Este foi o dispositivo da HP com Windows 8 que mais me deixou animado – mais do que o tablet conversível deles.
Em vez disso, a HP fica satisfeita em incluir uma série de acessórios voltados para empresas: cases e sleeves que acrescentam portas, duração de bateria e até teclado que, basicamente, transformam o tablet em um laptop. Assim, eles tentam atrair homens de negócios que sim, querem fazer negócios mesmo fora do escritório. O HP ElitePad chega às empresas em janeiro de 2013… mas os consumidores comuns não terão a mesma sorte. [HP]