X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Identificar ameaças e aproveitá-las é o que mantêm a Decabor no mercado


Por Raquel Rezende

A Borrachas Decabor surgiu há 30 anos no ramo de recauchutagem e com o tempo foi diversificandoA história de superação da Borrachas Decabor, indústria fabricante de câmaras de ar para pneus de motocicleta, sediada em Jaraguá do Sul, mostra bem o quanto uma empresa precisa fazer para se man­ter competitiva no mercado. Para chegar à produção de 130 mil peças/mês, um portfólio que inclui clientes de todas as regiões do País e um número de funcio­nários de aproximadamente 120, a em­presa precisou transformar-se radical­mente ao longo dos anos. E revestir-se de dedicação e paciência para ver inves­timentos em conhecimento e tecnologia materializarem-se, compensando as per­das provocadas pela concorrência preda­tória da China. A Decabor só sobreviveu porque soube identificar as ameaças que surgiram e fazer dos momentos de crise oportunidades de novos negócios.

O proprietário Arselino Zanella, 55 anos de idade e há 30 no ramo, conta que a empresa surgiu no segmento de recauchutagem de pneus, por iniciativa de seu pai. O negócio começou a pros­perar quando decidiram aproveitar as aparas de borracha “crua” que se desti­nava à sucata. Começaram criando um pequeno molde para fazer batentes de borracha para carroçarias de caminhões-baú. Com a boa aceitação, partiram para a confecção de outras peças com o mes­mo material. Depois de certo tempo, as sobras de borracha já não eram suficien­tes. A empresa, então, decidiu que a so­lução seria utilizar um outro composto. “Para obter os melhores resultados, fui para Porto Alegre fazer um curso técnico de formulações de borracha. Tive aulas todas as quintas, sextas e sábados, du­rante quatro meses, e, depois, assistia a uma palestra por mês, durante dois anos, em Porto Alegre e em São Paulo. O esforço na aquisição desse conhecimen­to compensou”, diz Zanella.

A empresa cresceu e encontrou um novo nicho de atuação quando Zanella percebeu que os sistemas de freio das bicicletas usavam pastilhas em borra­cha. Criaram moldes para a confecção dessas sapatas, e as ofereceram a gran­des indústrias do ramo como a Caloi e a Monark. Foi um trabalho de conven­cimento que demandou dois anos até que a Decabor se convertesse em forne­cedora permanente daquelas indústrias. Por vários anos a empresa operou sem maiores obstáculos, fornecendo mate­rial para as grandes nacionais do setor e diversas empresas menores do estado. Tudo ia bem até que a China começou a inundar o mercado nacional com um sem-número de artigos comercializados a baixos preços. A Caloi e a Monark de­cidiram importar os sistemas de freio in­teiros da China, dispensando os serviços da Decabor. A empresa de Jaraguá não se deu por vencida. Analisou suas chan­ces e concluiu que a melhor delas seria capacitar-se para produzir o que os fabri­cantes de bicicletas brasileiros ainda es­tavam precisando: câmaras de ar para os pneus. “Foram anos de muita luta, muito estudo, porque não tínhamos conheci­mento aprofundado sobre a fabricação desses produtos. Mas conseguimos en­trar no mercado e, mais, abocanhamos uma boa fatia dele, chegando a produzir 500 mil câmaras por mês”, lembra Za­nella.

A boa fase, entretanto, não durou mais que alguns anos. A queda de braço com os preços chineses, cada vez mais atraentes em relação aos produtos na­cionais, era inglória. A saída, mais uma vez, foi encontrar um novo nicho de mercado: a produção de câmaras de ar para pneus de carrinhos de mão. Mais investimentos em conhecimento e pro­cessos de produção, e mais despesas com aquisição de máquinas. O que já era difícil tornou-se inviável quando um dos concorrentes passou a exigir dos clientes a compra simultânea de pneus e câmaras de ar. A Decabor viu-se forçada a aprender mais, para produzir também ela os pneus. Superou as dificuldades da concorrência nacional, mantendo-se no mercado com a dobradinha pneus/câmaras. Mas não demorou para que também aí a concorrência chinesa se instalasse como erva daninha.

Diante da situação, a direção da Decabor decidiu fazer uma análise de mercado para encontrar um filão onde não viesse a sofrer com a concorrência chinesa. A estratégia foi a de colocar a briga por melhores preços finais em segundo plano, já que seria impossí­vel superar os asiáticos neste quesito. Priorizou-se a qualidade e o estabeleci­mento de parcerias com empresas que tivessem na segurança e confiabilidade seus maiores interesses. A Decabor, en­tão, capacitou-se para a produção de câ­maras de ar para pneus de motocicletas. Desenvolveu seus próprios processos, podendo hoje oferecer seus produtos a preços competitivos em relação a outros produtores brasileiros.

Zanella explica que uma empresa às vezes é obrigada a trabalhar com o fatu­ramento abaixo do ponto de equilíbrio por um tempo razoavelmente longo, em razão dos investimentos realizados e dos custos decorrentes da aquisição de novos sistemas de produção e de qualifi­cação da mão de obra. Mas este é, em re­gra geral, o único meio de uma empresa manter-se competitiva, assegurando sua sobrevivência no longo prazo. Para evi­tar novas surpresas, a empresa procura planejar com meticulosidade suas ações. “Investimos em aquisição de máquinas e equipamentos para elevar a produti­vidade, pesquisamos novos produtos, procuramos aumentar o número de clientes. Estamos agora nos preparando para a produção da linha de pneus para motocicletas.”

Ficar atento às mudanças do mer­cado, reduzir custos pela pesquisa e in­corporação de tecnologias, dimensionar com exatidão a capacidade da empresa ante a concorrência, qualificar a mão de obra, trabalhar com foco em mais de um segmento e fazer cálculos precisos para o início de qualquer novo empreendi­mento são ações que se impõem a uma empresa que deseje prosperar, segundo afirma Arselino Zanella. Muito trabalho, persistência e um bom ambiente de tra­balho são igualmente fundamentais.

 

 

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot