X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Imagem e posicionamento: empresas vão precisar voltar ao básico para ter sucesso em 2015


branding

Artigo por Cristina Panella*

Se no ano de 2014 o cenário econômico não foi dos mais fáceis para grande parte das empresas, é possível antever, com relativa segurança e aval de especialistas, um ano duro em 2015.

Certo é que as organizações precisarão trabalhar dobrado para atingir metas compatíveis com seus custos, ainda que efetuando cortes. Também, e principalmente, precisarão aproveitar todo o espaço que houver para crescer. É hora, portanto, de mobilizar o conhecimento obtido até então e buscar ainda mais dados, cercando-se de informações e insumos que possam, de fato, sustentar o planejamento de 2015, além de temperá-lo com uma bela dose de ousadia.

O impacto dos resultados de 2014 recomenda que se deixem de lado as preocupações de longo prazo e os métodos supostamente inovadores de medição do intangível. Em 2015 as organizações precisarão, mais do que nunca, ter o foco em resultados concretos. Para isso, torna-se indispensável voltar ao básico em termos de estratégia: entender e medir tanto a reputação – saldo da imagem ao longo dos anos -, como as percepções dos diferentes públicos que formam a imagem das empresas para se destacar frente à concorrência.

Mas o que é o básico no posicionamento estratégico das empresas?

1) Empresas existem em um ambiente concorrencial

A existência de concorrentes é um fato lembrado quase que exclusivamente quando a empresa perde uma concorrência. No entanto, um posicionamento de mercado forte, assim como uma estratégica eficiente dirigida à ampliação do mercado e imagem da empresa, depende de se considerar o ambiente concorrencial continuamente. Para isso, é fundamental conhecer e monitorar a posição dos concorrentes.

2) Parte do valor das empresas é determinado a partir da imagem que seu público-alvo tem dela

Edificações, maquinário e colaboradores constituem a parte tangível, quase material do capital da empresa. A outra parte é determinada pela imagem que os clientes têm da empresa. Por essa razão, em momento onde apertamos o cinto é necessário investir nas vantagens advindas de  um relacionamento estrategicamente planejado com o objetivo de conquistar aliados para a marca.

3) A imagem total de uma empresa é o produto das percepções dos diferentes públicos estratégicos (stakeholders)

Para fazer crescer ou mudar uma imagem, será preciso realizar um trabalho eficiente entre os diferentes públicos. E isso somente será possível se compreendermos as percepções compartilhadas por cada um deles, uma vez que a percepções de cada um dos públicos contribui, em maior ou menor grau para a imagem global da empresa. Nesse sentido, é bom lembrar que o valor do investimento em levantamento de dados pode e deve ser proporcional não somente aos objetivos de conhecimento, mas também aos recursos de que cada empresa dispõe, mesmo no caso de PMEs.

O custo – real ou imaginado – de serviços especializados como a pesquisa de mercado e/ou de opinião, assessoria de imprensa ou estratégias de comunicação digital (entre outros), deve ser, qualquer que seja o tamanho da empresa, analisado qualitativamente, ou seja, em função do ganho de percepção e imagem que proporciona e ter formas de medição que permitam o cálculo do efeito produzido para ser efetivamente considerado como investimento.

*Artigo por Cristina Panella, Doutora em Sociologia com ênfase em Comunicação e especialista em Metodologias de Pesquisa. Sócia e Diretora Geral de Cristina Panella Planejamento e Pesquisa, marca do Grupo Attitude S.A.

Imagem: Template for branding identity via Shutterstock

O post Imagem e posicionamento: empresas vão precisar voltar ao básico para ter sucesso em 2015 apareceu primeiro em Startupi.

afef fRqLELrc

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot