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Inbound Marketing: por que sua empresa deve investir para ser encontrada na Internet


O termo inbound marketing não é novo para os padrões da Internet, ele começou a ser usado por volta de 2006 (Orkut e MSN ainda dominavam o uso da rede no Brasil!) e vem ganhando cada vez mais adoção pelos profissionais de marketing do mundo todo.

Com a Internet o público está se tornando cada vez mais educado e, principalmente, possui cada vez mais opções de canais para consumir a informação que querem e possuem decisão ativa em encontrar esses canais, através de redes sociais ou o Google, por exemplo. Veja os dois cenários abaixo e me diga qual faz mais sentido hoje em dia:

  1. Minha cafeteira está velha e não funciona direito mais. Estou navegando em algum portal de notícias e em algum momento aparece um banner de uma cafeteira em promoção, eu clico nesse banner e compro.

  1. Minha cafeteira está velha e não funciona direito mais. Eu entro no Google, procuro por cafeteiras à venda, vejo as opções, opiniões de outras pessoas e, finalmente, comparo preços, entro em alguma loja online e compro.

Com certeza o cenário dois faz muito mais sentido. E qual a grande diferença dele para o cenário um? Eu fui ativamente atrás da informação, no momento em que eu necessitava, para fazer uma compra consciente. É o oposto de esperar que uma informação venha empurrada até mim, atrapalhando meu consumo de conteúdo, como nos tradicionais intervalos dos programas de televisão.

Mas afinal, o que é inbound marketing?

É fazer um trabalho estruturado para atingir exatamente essas milhões de pessoas que estão todos os dias em busca de informações, mas de maneira que elas venham até você e não o oposto. Consiste principalmente em gerar conteúdo de qualidade, que irá atrair seu público naturalmente até sua marca ou produto, no momento em que eles precisam.

A estratégias de inbound marketing podem ser várias, mas o importante é conseguir gerar valor para o público e fazer com que esse público consiga encontrar seu conteúdo, de maneira a engajar com sua marca, compartilhá-la e, finalmente, se tornar um cliente.

Como executar

Vamos voltar ao cenário acima: ao buscar no google por “melhor cafeteira”, por exemplo, não estou interessado em ver páginas de produtos de e-commerce. Mas se alguma loja possui, por exemplo um blog post “As 10 melhores cafeteiras para quem ama espresso”, isso pode ser um conteúdo de qualidade que merece meu clique.

Se, ao entrar nesse blog, o conteúdo for realmente bom, minha percepção positiva da loja já aumenta e aumentam as chances que eu faça negócios com ela. Se essa loja possuir uma estratégia estruturada de marketing de conteúdo (veja nesse ebook como montar uma) é possível que eu ainda seja atingido várias vezes por outras mensagens, que irão aos poucos aumentando minha confiança de compra (desde que sejam interessantes, claro).

Um cenário possível:

  1. Eu entro no blog, através do Google, para ver um comparativo de melhores cafeteiras do mercado.

  2. Acabo visitando outro post sobre como fazer um café espresso

  3. Penso em comprar uma máquina Nespresso e procuro no Google, um dos resultados é da própria loja, com um vídeo mostrando o uso da cafeteira e fazendo uma análise.

  4. Com todas essas informações, decido fazer a compra e, como já estou no site da loja (e, claro, os preços não são exorbitantes) compro lá mesmo.

Todas essas interações não acontecem por acaso, um bom plano de inbound marketing pensa em todas essas interações de maneira que o usuário seja impactado com a mensagem correta no momento correto.

Se sua empresa ainda não possui um plano de inbound marketing, minha sugestão é que você comece o mais rápido possível. E se você já trabalha com inbound marketing, que tal compartilhar algum conhecimento com a gente nos comentários?

(Vitor Peçanha é viciado em marketing on-line, co-fundador da Rock Content e escreve com frequência para o blog do Marketing de Conteúdo, além de escrever ebooks e fazer vídeos semanais sobre o assunto)

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