X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Incubar é o melhor caminho?


Outro dia, conheci um consultor de inovação tecnológica que apresentou seu projeto para incubar a empresa aqui na incubadora. O rapaz perguntava insistentemente na minha frente para a vice-diretora quais as reais vantagens de ter a empresa dele incubada. Ela respondia aquelas frases de praxe que somos acostumados a ver por aí, mas ele queria algo que o fizesse acreditar que estava no caminho certo.bcc incubadora

Quando temos uma idéia inovadora ou um projeto inovador é muito difícil saber se estamos no caminho certo. E será que incubar é o melhor caminho?

Claro que cada caso é um caso, mas muitas vezes incubar faz uma grande diferença para um projeto inovador.

Quando você submete seu projeto ou idéia a uma incubadora e ela é aprovada, você já percorreu metade do caminho. Os consultores de uma incubadora estão acostumados a lidar com projetos diariamente e, se eles aprovaram seu projeto,  existe uma grande possibilidade que sua idéia se encaixa em um nicho de mercado que está deficitário e precisa de inovação.

Outra vantagem é que agências de fomento aprovam mais projetos de empresas que estão incubadas. Claro que isso não é uma regra, mas já estar incubado é como se sua empresa tivesse um selinho que indica que você terá um suporte melhor para administrar o dinheiro que lhe foi confiado, pois  este é um dos grandes problemas de financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis (mas isso é assunto para outra coluna).

Outra grande vantagem da incubação é que se você era um pesquisador ou só uma pessoa com idéias novas, agora você passa a ser um empreendedor e sua empresa não pode parar só em um produto inovador. Estar dentro de uma incubadora te ajuda a ter um melhor contato com equipes voltadas a inovação e, consequentemente, trazer ideias e projetos para sua empresa, e assim montar a sua equipe.

Existem ótimas incubadoras de inovação no Brasil que tiveram vários produtos e pesquisas lançadas, e se você está como aquele meu amigo ali de cima em dúvida, não tenha medo. Tenho certeza que existem mais vantagens do que desvantagens.

E você? Tem alguma história envolvendo incubação para contar? 🙂

bcc ju rostoJuliana Toledo é empreendedora junto com sua mãe e busca inovação para o setor de laticínios. Twitter: @jujubatoledo

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo