X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Infográficos ajudam a viralizar o conteúdo das empresas nas redes sociais


Infográficos ajudam a viralizar o conteúdo das empresas nas redes sociaisÀs vezes para ter destaque na web não é preciso inventar nada. Basta adaptar uma (boa) ideia para os canais onde seu público-alvo está. É o que está acontecendo com os infográficos, que estão sendo utilizados por empresas para viralizar conteúdo nas mídias sociais, atrair tráfego para seus sites e blogs e até como técnica de link building para aumentar o page rank no Google.

Para quem não sabe, infográficos são representações visuais de uma informação. São quadros que, utilizando textos curtos, fotos, desenhos, números e cores dão sustentação visual a uma linha narrativa. Ou como diz o conceito do slogan do Visual.ly, uma rede especializada em infográficos: é quando a informação encontra o design.

Os infográficos existem há muito tempo, são figurinhas conhecidas de jornais e revistas, mas ganharam especial destaque com a proliferação das mídias sociais. O Pinterest e o Facebook são as plataformas que melhor os acolheram, onde existem até grupos específicos sobre o tema.

Sua grande vantagem com relação a um texto é o forte apelo visual. Fica muito mais fácil assimilar e compartilhar a informação. O site Bit Rebel fez recentemente uma comparação nas suas principais redes sociais (Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn) entre conteúdos postados da forma tradicional e como infográfico. Conclusão: os infográficos geraram mais de 1.000 ações enquanto os posts com texto e imagem não chegaram a 250.

Para quem está interessado em produzir infográficos mas não tem muita intimidade com design, a boa notícia é que existem ferramentas que oferecem templates customizáveis para a criação dessas peças. É o caso do já citado Visual.ly e também do PiktoChart, do Infogr.am e do Easel.ly. Logicamente, eles oferecem um número limitado de opções e para a criação de infográficos mais personalizados é recomendável contratar um profissional ou uma agência.

A seguir, 6 dicas para ter um infográfico de sucesso:

1) Pauta e pesquisa: o primeiro passo para fazer um infográfico é a escolha do tema, de preferência que tenha algum vínculo com o core business de sua empresa (por exemplo, uma fábrica de doces pode fazer um infográfico sobre a história do chocolate, uma fábrica de material esportivo sobre a história das Olimpíadas, etc). A partir daí, começa-se a levantar as informações (fatos, números e datas) que vão dar sustentação ao infográfico.

2) Fluxograma: a função de um infográfico é passar informação contando uma história. Por isso, os dados devem seguir uma trajetória linear e fácil de entender. Antes de criar a arte é preciso fazer um esboço, uma espécie de storyboard, mapeando onde cada desenho, número e texto irá ficar. Assim, evita-se retrabalhos desnecessários para, por exemplo, incluir na arte final um dado que foi esquecido.

3) Linkagem: É importante criar o código embed do seu infográfico para que as pessoas possam copiá-los em seus sites, blogs e outras redes. É uma técnica de SEO (search engine optimization), que ampliará seu link building (ou seja, mais sites estarão apontando para o seu) e aumentará o seu page rank no Google, fazendo com que sua marca, serviço ou produto seja mais facilmente encontrado.

4) Outros idiomas: já que infográficos são universais e fáceis de entender, porque não criar uma versão em inglês, em espanhol e em outros idiomas? Se sua empresa atende à distância, não existe razão para não fazê-lo. Isso fará sua marca ser mais conhecida e, de quebra, vai ajudar também no seu page rank.

5) Divulgação: depois que a peça estiver pronta, é necessário divulgá-la. Comece pelo seu site e blog e depois vá colocando nas mídias sociais, de preferência no Facebook e no Pinterest (onde, aliás, sua empresa pode ter um painel só sobre o infográficos) e também em diretórios. Não se esqueça de incluir no infográfico os botões de compartilhamento em redes sociais O Visual.ly também tem espaço para divulgação deles.

6) Mensuração: tudo na internet pode ser mensurado e com os infográficos não é diferente. Para medir o ROI (retorno sobre investimento) de um infográfico, deve-se levar em consideração o número de pageviews, o engajamento (curtir, comentários, tuítes), republicação em sites de expressão e leads gerados.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot