X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Inovação impulsiona desenvolvimento dos pequenos negócios


Presidente do Sebrae, Luiz Barretto, reforça a importância de medidas inovadoras nas micro e pequenas empresas

O crescimento do empreendedorismo no Brasil e a inovação nos pequenos negócios foram os temas abordados pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, durante apresentação realizada na Maratona PME Valor 2013, nesta segunda-feira (18), em São Paulo. “A inovação é a nova agenda do século 21. É uma meta do Sebrae, que investe hoje 20% do seu orçamento nesse setor”, destacou. Segundo Barretto, 40 milhões de consumidores foram incorporados à classe média nos últimos anos, somando mais de 100 milhões de pessoas.

A inovação pode proporcionar às empresas ganhos de qualidade em produtos, serviços e sistema de gestão, otimizar  e inovar o processo produtivo, eliminar desperdícios e reduzir custos, com a automação  e adoção de práticas sustentáveis. “Quem inova ganha competitividade, produtividade, sustentabilidade e valor agregado”, afirmou o presidente do Sebrae. Para ele, em muitos casos é necessário sensibilizar os empresários para a questão da inovação, dando acesso a serviços tecnológicos, prospecção de práticas vanguardistas e aproximar universidades do mercado.

O Sebrae possui diversos programas voltados para a implementação de práticas inovadoras, como o Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI), Incubadoras, Centro Sebrae de Sustentabilidade, além de parcerias estratégicas. Luiz Barretto ressaltou que, em 2010, o Sebrae contabilizou 40.140 atendimentos com soluções de inovação, número que subiu para 145 mil em 2013. “De 2014 a 2017, a instituição investirá R$ 1 bilhão em projetos e programas de inovação”, complementou. Ele lembrou que o Sebrae subsidia de 80% a 90% do valor dos programas oferecidos aos empresários.

O presidente do Sebrae apresentou  três exemplos de pequenas empresas que adotaram soluções de inovação com apoio do Sebrae.  A Protec Comércio e Serviços, de Recife (Pernambuco), mudou os processos de gestão com a ajuda do Agentes Locais de Inovação. O empreendimento, que fornece peças para manutenção industrial,  aumentou seu faturamento  em 25% e ampliou em 30% o volume de empregos. A Protec ainda venceu o Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Programa ALI de gestão de Inovação.

Outro case apresentado foi o da fábrica de móveis Ômega Design, de São José dos Pinhais (Paraná), que transformou o layout e design da marca com ajuda do Sebraetec. O resultado foi um aumento de 40% no faturamento. Já a indústria alimentícia Sierra Cogumelos, de Biritiba Mirim (São Paulo), também promoveu mudanças com o auxílio do programa. As embalagens dos produtos foram modernizadas, o que proporcionou um crescimento de 30% no faturamento.

A programação da Maratona Valor PME incluiu ainda Laércio Cosentino, presidente da TOTVS, Joesley Mendonça Batista, presidente da J & F Investimentos, Altair Antonio de Souza, diretor Executivo do Bradesco,  Romero Rodrigues, presidente e co-fundador do Buscapé Company, Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil,  Robinson Shiba, presidente do China in Box, entre outros.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot