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Inovação no Varejo: Entenda o comportamento do novo consumidor


Inovação no Varejo destaque

* Por João Kepler

Conforme informado aqui a partir de hoje neste canal, vamos escrever sobre o mercado, melhores práticas, tendências, estudos de casos e estudar modelos e formatos para o VAREJO como um todo, (tradicional e On-line), focando sempre pelo aspecto tecnológico.  Vou chamar atenção para outras perspectivas e novas estratégias para ampliar os resultados neste segmento de mercado. Chamamos a nova coluna de Inovação no Varejo.

Neste primeiro artigo vou falar do comportamento do novo consumidor, sim, porque sem entender como ele pensa e os propósitos da compra, não fará sentido nenhum preparar para avançar em inovação nos dias de hoje.

É claro que os consumidores na hora de comprar, ainda levam em conta funções, características, benefícios e vantagens de um produto ou serviço, porém, eles estão mais exigentes. Os consumidores estão multiconectados e desejam adquirir mais do que simplesmente um bem ou um serviço, querem experiência de compra.

Hoje em dia é preciso trabalhar as experiências de consumo e criar, de alguma forma, uma ligação emocional nesta oferta para gerar impacto, mesmo que imaginário na vida e na mente do consumidor. Pode ser humor, alegria, tristeza, carinho, enfim, qualquer coisa que toque o coração, sensações e o cliente desperte interesse para comprar ou registre a mensagem na memória. A diferença é que essa atitude pode ser Online ou mesmo presencial na loja física ou ainda as duas de forma simultânea. Para o novo consumidor, não importa o canal.

Essa nova forma de abordagem que chamamos de FIGITAL, que é a união de Físico com o Digital. É na verdade, uma nova maneira de pensar, um ótimo exercício para implementar várias iniciativas de marketing que proporcionam uma oportunidade única para as marcas não só para entreter e encantar seus consumidores, mas também para se envolver com eles de forma eficaz. Gerar sensações e experiências! Pois trata-se de uma estratégia focada na experiência no cliente que liga diretamente o varejista ao consumidor e não o contrário, como ainda acontece no Brasil. Não importa onde eles estão (no sentido de canal), temos que saber e estar preparados para gerar experiências inovadoras, inesquecíveis e surpreendentes, isso será a verdadeira conversão de vendas nos dias de hoje em diante.

A mistura e a convergência do Físico com o Digital para criar uma interação entre a marca e o consumidor nesses dois mundos de forma simultânea.  É isso, um conceito alinhado com o que pensa o novo consumidor e que  está desafiando a abordagem dos modelos tradicionais de marketing e vendas em favor da construção de campanhas de marketing integradas entre ambos os mundos físico / real e digital / virtual com foco nele, o consumidor.


 

foto joao*João Kepler – Empreendedor serial, blogueiro, articulista e colunista de diversos Portais e revistas, investidor anjo membro da Anjos do Brasil, Palestrante, espalhador de ideias Digitais e melhores práticas em negócios. Além disso, CEO do Show de Ingressos, que é uma das melhores Plataformas B2B de Internet Ticketing do Brasil no modelo SaaS.

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