X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Institua-se a Semana Nacional de Startups


foto_case_2014

De 13 a 19 de outubro vimos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e durante todo o mês de novembro temos a Semana Global de Empreendedorismo (costumava ser apenas uma semana mesmo). Entre esses dois marcos, vimos nesta semana que passou três eventos marcantes de startups: a Conferência Nacional de Startups e Empreendedorismo (CASE 2014), a Demo LatAm o Demo Day do Start-Up Brasil.

A CASE, promovida pela Associação Brasileira de Startups, contou com palestras, painéis e feira ao longo da segunda e terça-feira, culminando com a divertida cerimônia de premiação Spark Awards – tudo girando em torno do empreendedor inovador e com a participação de diversos estrangeiros. A Demo LatAM contou com painéis que discutiram ecossistemas regionais, inclusive de outros países, com convidados internacionais.

O Demo Day do programa federal de aceleração Start-Up Brasil trouxe representantes das entidades responsáveis para fazerem um balanço dos resultados conquistados pelas startups da primeira turma a entrar no programa (outras duas estão em aceleração e em breve será conhecida a lista de selecionados para a quarta turma).

Juntos, esses eventos passaram recados importantes:

  1. quando se fala em startups, a figura central é o empreendedor (mesmo que investidores, aceleradoras e mentores sejam importantes);
  2. o mercado brasileiro não está enfrentando um declínio de movimentação (como alguns previram) pois conta com fortes comunidades locais e regionais que trabalham de forma articulada entre si. Os mineiros, premiados como a melhor comunidade, terão na próxima semana seu próprio Demo Day Minas, com dezenas de startups, participantes ou não de programas de aceleração. Florianópolis teve o RD Summit, que mobilizou participantes de todo o Brasil e estrangeiros;
  3. querendo ou não, brasileiros são enxergados pelo mundo como porta de entrada e principal mercado da América Latina, portanto é importante trabalhar algumas coisas de forma alinhada com nossos vizinhos hermanos. Várias aceleradoras no Brasil já receberam equipes de latinos e vários brasileiros já foram acelerar no Chile ou receberam investimento de argentinos;
  4. toda movimentação que vemos no Brasil, mesmo focada em empreendedores e abraçada por aceleradoras, investidores, entidades e governantes, constitui não apenas uma aceleração para as startups, mas uma aceleração para o desenvolvimento e a economia, trabalhando a inovação dentro de diversas empresas e domínios que antes não se viam (nem víamos) como participantes desta corrente pra frente. O movimento de startups não é feito por startups, com apoio de outros agentes, mas é para movimentar todo o Brasil – norte a sul, leste a oeste, dos governos às MPEs, passando pelas corporações e por diferentes entidades – porque sensibiliza e mobiliza pessoas, indiferentes dos contextos em que se inserem. É um movimento de pessoas – inovadoras e empreendedoras, sem necessariamente terem de abrir uma startup ou investir.
  5. parece estarmos ficando melhores (enquanto país) em articular a pesquisa e o desenvolvimento à inovação nos negócios e ao tecido social maior. Claro que ainda falta muito para melhorar, e não estar pronto é um atributo da inovação. O importante é que mundos diferentes (não apenas pela sua tipologia organizacional, mas também pela sua lógica e objetivos) começam a conversar e fazer coisas juntos. É um movimento de pessoas que se energizam para um mundo de visão, determinação, experimentação e resolução (não apenas de criar e vender produtos tecnológicos, mas de viver e trabalhar de forma mais inteligente e acessando os patamares atuais da tecnologia).

Todo esse movimento acontece diariamente, em todos os recantos e recôndidos do Brasil – não apenas semana passada e em São Paulo. Mesmo assim, testemunhei a energia compartilhada entre os empreendedores, a amplitude e a profundidade de toda tração que estamos imputando, conseguindo fincar a bandeira de sua causa e as sementes de seus frutos, que começam a ser colhidos. Para mim, esta foi a Semana Nacional das Startups.

O post Institua-se a Semana Nacional de Startups apareceu primeiro em Startupi.com.br.

bced hXbiGImRYY

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot