X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Justiça determina a suspensão do aplicativo Uber em todo o território nacional


O Brasil é o mais novo país a adicionar o Uber à lista negra de bloqueios — a justiça concedeu liminar a favor do sindicato de taxistas do Estado de São Paulo e determinou a suspensão das atividades do aplicativo Uber em todo território nacional sob pena de multa diária de 100 mil reais.

>>> Uber está sob a mira do Ministério Público e taxistas esperam bani-lo do Brasil

>>> As muitas polêmicas do Uber, serviço que quer acabar com os táxis

Além da suspensão das atividades do aplicativo no Brasil, o Juiz Roberto Luiz Corcioli Filho, da 12˚ Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, determinou nesta terça-feira (28) que o Uber suspenda as atividades na cidade de São Paulo sob multa de R$ 5 milhões.

O magistrado determinou ainda que Google, Apple, Microsoft e Samsung retirem o app de suas respectivas lojas virtuais e que “suspendam remotamente os aplicativos Uber dos usuários que já o possuam instalado em seus aparelhos celulares”.

Protestos

A limitar surge depois que taxistas protestaram em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte no início deste mês contra o uso do aplicativo que conecta motoristas particulares a usuários que buscam transporte.

Os taxistas consideram o Uber um concorrente desleal que viola as leis de transporte do Brasil. O aplicativo, por sua vez, alega oferecer um serviço diferenciado — de motoristas particulares — não se enquadrando no serviço de táxi protegido por leis e sindicatos. O valor do serviço prestado pelo aplicativo é, em muitas vezes, até 20% mais caro que o valor de uma corrida de táxi comum.

Naquele dia, o protesto se provou um tiro pela culatra, já que no dia da manifestação o aplicativo foi baixado cinco vezes mais que o normal. Na data, em nota sobre o protesto, Fábio Sabba, porta voz do Uber no Brasil, alegou que o app não é uma empresa de táxi, não fornece este tipo de serviço e “os brasileiros devem ter assegurado seu direito de escolha para se movimentar pelas cidades”.

Em nota, o Uber afirma que ainda não foi notificada sobre a decisão e que trabalha para oferecer uma alternativa segura e confiável de mobilidade urbana. Leia a nota na íntegra abaixo.

“As inovações tecnológicas trouxeram inúmeras oportunidades para as pessoas e as cidades. É por meio da tecnologia que as cidades vão se tornar cada vez melhores e mais acessíveis para o cidadão, que precisa ter seu direito fundamental de escolha assegurado. A Uber é uma empresa de tecnologia que conecta motoristas parceiros particulares a usuários. Reforçamos publicamente nosso compromisso em oferecer aos paulistas uma alternativa segura e confiável de mobilidade urbana.  A Uber não foi notificada sobre esta decisão.”

Portugal

Além do Brasil, Portugal também pediu ontem o bloqueio do Uber no país — foi determinado que o aplicativo encerre o site e o transporte de passageiro. A decisão é do Tribunal Cível de Lisboa após acusão feitas pela Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL).

Além do serviço UberBLACK, de transporte em carros de luxo — a único categoria do aplicativo disponível no Brasil — Portugal também conta com uma categoria mais em conta, o UberX, que faz uso de veículos populares.

Da mesma forma que no Brasil, a ANTRAL acusa a Uber de violar as leis de transporte do país e de concorrência desleal. A medida foi imposta com muito mais agressividade que aqui, no entanto, uma vez que foi pedido à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) que suspenda toda a “transmissão,o alojamento de dados, o acesso às redes de telecomunicações ou a prestação de qualquer outro serviço equivalente de intermediação” relacionado ao Uber em Portugual.

Além disso, operadoras, bancos e entidades pagadoras foram notificados para suspender as operações de pagamento do aplicativo. Para cada dia que o Uber desrespeitar a decisão da Justiça, uma multa de 10 mil euros será aplicada. A decisão, no entanto, é provisória.

Mundo

dc PtdNxotrAo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot