X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Kinect vai ser usado para monitorar peso de astronautas


Ao que parece monitorar o peso de astronautas é particularmente difícil no espaço por que, veja bem, a ausência de gravidade não deixa que eles se pesem. Um método alternativo para isso foi criado em 1965, mas ele ocupa bastante espaço dentro dos módulos espaciais, então uma alternativa a essa alternativa é muito bem vinda. E foi isso que um grupo de cientistas europeu conseguiu com o Kinect.

O estudo é fruto do esforço de cientistas da Eurocom, na França, em colaboração com cientistas do ITT na Itália. Para conseguir monitorar o peso de um astronauta, eles primeiro criam uma imagem 3D do corpo dele usando o sensor de de profundidade do Kinect. Depois, com base nessas dimensões e na média de peso de 28 mil pessoas, o sistema calcula a massa do astronauta com 97% de precisão e uma margem de erro de 2,7 kg.

Os próprios cientistas da NASA já deram uma olhada no projeto e disseram ser viável, embora necessite de alguns ajustes. Apesar da margem de erro ser comparável com o atual sistema, a principal vantagem dele segundo a NASA será o menor uso de espaço útil, que poderá ser redirecionado a outros experimentos ou equipamentos.

Os hacks do Microsoft Kinect servem para os mais variados propósitos, desde puro entretenimento a auxiliar médicos em operações. É possível chutar com alguma certeza que a lista de usos “fúteis” do sensor é maior do que a lista de usos realmente úteis. Esse novo desenvolvimento certamente faz a balança tender para o lado dos usos que vão fazer diferença.

Com informações: NewScientist.

Kinect vai ser usado para monitorar peso de astronautas

fdf qFhvIAkCbIs

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo