X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Last.fm faz aniversário e conta a história dos últimos 10 anos da música


Nem parece que faz tanto tempo assim, mas já se passaram 10 anos desde a criação do Last.fm e a rede social lançou um site especial contando um pouco da sua própria história e relembrando o que de mais marcante aconteceu na história da música no último decênio.

Considero o Last.fm uma das redes sociais mais interessantes que tem por aí, mas isso porque gosto muito de música e de estatísticas, e ele é um lugar que consegue juntar essas duas paixões. É também um excelente espaço para conhecer novos artistas, já que recomendações são feitas com base no que você ouve e no que os seus amigos mais gostam, e tem gente que usa ele simplesmente como rádio online (há uma grande quantidade de canções que podem ser ouvidas via streaming, e é um serviço muito bom que é oferecido também no Brasil). Sei que não sou o único que sentiria muito mais falta de uma tabela com o que eu mais ouvi no último ano do que de qualquer coisa do Facebook, mas também compreendo que ela não tem o apelo popular de outros serviços.

De qualquer maneira, o Last.fm criou um site especial e conta o que de mais importante aconteceu nos últimos dez anos no mundo da música e entre os seus usuários. É uma linha do tempo na qual podemos, por exemplo, voltar a junho de 2009 para ver como a morte de Michael Jackson teve impacto no Last.fm: os usuários da rede social chegaram a ouvir 1 milhão de músicas dele por dia.

Além de relembrar outros grandes artistas que morreram no período (e outros nomes importantes da música também, como o DJ britânico John Peel, morto em 2004), a linha do tempo destaca nomes que surgiram na última década (a estreia do The Killers, Arctic Monkeys, a ascensão e morte de Amy Winehouse), alguns episódios inusitados (como o ressurgimento de Rick Astley por causa do Rickrolling, e aquela vez que Kanye West invadiu o palco do VMA em 2009 para protestar contra o prêmio dado a Taylor Swift, alegando que Beyoncé merecia mais). Tudo está registrado na linha do tempo.

E, claro, momentos importantes da história da rede social estão lá: a primeira música ouvida foi My Way, de Nina Simone, no dia 20 de novembro de 2002, e em 17 de janeiro de 2011 a música Drunk and Hot Girls, de Kanye West, se tornou a 50.000.000.000ª (cinquenta bilhões!) a ser ouvida. Em 2005, Audioscrobbler e Last.fm se fundiram e passaram a usar apenas o nome do segundo, e, em 2007, a rede foi comprada pela CBS.

E como não poderia deixar de ser em uma rede que gosta de guardar estatísticas de todos os usuários, o Last.fm também divulgou quais são os artistas mais ouvidos por lá desde a sua criação. Coldplay é o primeiro, seguido por Radiohead, Red Hot Chili Peppers, The Killers e Rihanna. As canções com mais ouvintes são Smells Like Teen Spirit, do Nirvana, Wonderwall, do Oasis, Mr. Brightside, do The Killers, Come As You Are, do Nirvana e Clocks, do Coldplay.

Isso considerando o mundo inteiro. O Last.fm também dividiu a lista por países, e temos algumas diferenças entre o gosto brasileiro e o mundial. A banda mais ouvida continua sendo Coldplay, mas Foo Fighters aparece em segundo, com Oasis em terceiro, Los Hermanos em quarto e The Killers em quinto. Em relação às músicas, Wonderwall do Oasis é a que tem mais ouvintes, seguido por Rehab, de Amy Winehouse, Come as You Are, do Nirvana, Somebody Told Me, do The Killers e Yellow, do Coldplay. É engraçado notar que a primeira canção brasileira a aparecer na lista é Faroeste Caboclo, da Legião Urbana, que está em 21º.

Esse é um resumo do que de mais importante aconteceu na música e no Last.fm nos primeiros dez anos de vida, e esperamos um site tão bacana quando chegar o aniversário de 20 anos. Parabéns! [Last.fm]

bfae ZEHkrmUmw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot