X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Legislação simples é saída para internacionalizar pequenos


Vendas das micro e pequenas empresas para o exterior é tema de debate em evento no Sebrae Nacional

Simplificar a legislação brasileira voltada às micro e pequenas empresas para torná-las mais competitivas no mercado internacional. Esse é o propósito do governo ao iniciar no Congresso Nacional a revisão da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que dá tratamento diferenciado aos pequenos negócios. A questão foi lembrada pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, nesta segunda-feira (11), em Brasília, na abertura do III Diálogo Interamericano de Altas Autoridades de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), que debate competitividade, inovação e internacionalização desse segmento da economia.

De acordo com Barretto, as empresas de micro e pequeno porte reúnem condições para expandir internacionalmente e debater as possibilidades de avanço é fundamental. “Hoje, os pequenos negócios representam em torno de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram 70% dos empregos, com saldo positivo na economia brasileira”, reforçou. Segundo Barretto, esse cenário é resultado de experiências positivas, que merecem ser compartilhadas e podem ser a resposta para gargalos a exemplo da questão aduaneira.

Às autoridades participantes do encontro, o ministro da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, enfatizou que o caminho é livrar o empresário da burocracia. Uma aposta nesse sentido, segundo ele, é criar praças eletrônicas para o comércio das micro, pequenas e médias empresas. “Na semana que vem, lançaremos um grande portal de negócios com esse propósito e que contribuirá significativamente para essa expansão”, anunciou. Em suas palavras, a ideia é facilitar a vida do empreendedor para que tenha mais tempo e condições de buscar conhecimento e possibilidades de ampliação de mercado.

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Albert Ramdin, lembrou que o tema tem tido atenção especial dos governos e disse crer no crescimento do setor, com a solução de desafios como o da logística. “É uma área que emprega, gera divisas e fortalece a economia. Promover as alianças entre países e o intercâmbio de experiências fortalecerão os pequenos negócios em nosso hemisfério”, argumentou.

Os desafios competitivos dos pequenos negócios foi o tema abordado pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, em sua palestra na abertura. Segundo ele, a globalização impõe o desafio da competitividade aos pequenos negócios. “É preciso aumentar a produtividade e garantir gestão e processos eficientes”, disse. O mercado mundial, assinalou, deve ser referência para empresários que queiram exportar ou apenas se manter no segmento em que atuam.

Carlos Alberto detalhou a participação desse segmento na economia brasileira, o ambiente mais favorável aos negócios e a experiência do Brasil na promoção dessas empresas, desde a instituição da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2006, que confere tratamento diferenciado aos diferentes. O diretor-técnico enfatizou, especialmente, a lei que criou a figura jurídica do microempreendedor individual (MEI), há cinco anos. “O sucesso dela é que associa seguridade social com registro da empresa. Sem burocracia, sem carimbos e a um custo mensal que não chega a US$ 18 por mês. É muito simples. Por isso, é genial”, disse. 

Plano de ação

Durante dois dias, ministros, vice-ministros e representantes de instituições que promovem as micro, pequenas e médias empresas debatem, no Sebrae Nacional, em Brasília, programas e políticas para apoiar a inovação e a competitividade das empresas de micro, pequeno e médio porte. Além disso, expõem experiências bem-sucedidas desse segmento da economia. Ao final do evento, um plano de ação será definido para estimular a competitividade, inovação e internacionalização dos pequenos negócios.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot