X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Leica M Monochrom: uma câmera única monocromática


Fui convidado para a nova loja da Leica para conhecer alguns dos principais dispositivos da empresa nesta semana. Eu sabia das câmeras compactas dela, a X2 e a D-Lux 6, então tinha ideia de onde estava me metendo. Mas teve um produto que me chamou a atenção, algo completamente único entre todas as câmeras digitais atuais. A M Monochrom – uma câmera que fotografa apenas em preto e branco.

leica4Ao remover o mecanismo que filtra a luz em cores antes de chegar no sensor, a Leica conseguiu criar uma câmera que é mais sensível à luz, com imagens em uma resolução maior. Fotos da M Monochrom são espetaculares com pouca luz, com padrão granulado firme e grande nível de detalhes, tudo isso em uma câmera sem foco automático, sem flash e sem modo “fácil”.

Apenas uma empresa como a Leica conseguiria fazer algo assim. Apenas uma empresa que pode fugir de padrões do mercado ao confiar em um nicho leal com preços exorbitantes poderia oferecer um produto que desafia o status quo. Afinal, quando qualquer imagem digital de qualquer câmera pode facilmente ser convertida para preto e branco com apenas um botão, quem gostaria de um dispositivo tão limitado?

leica3
ISO 1600

Felizmente para a Leica, a resposta para esta questão é exatamente o tipo de pessoa que costuma comprar as suas câmeras. Obsessivos, entusiastas hardcore, e aqueles que procuram uma experiência que, para eles, signifique a pureza de forma e técnica. Ah, e gente rica. Eu mencionei que a M Monochrom custa cerca de US$ 8.000? Então você precisa ser bem rico para comprá-la.
Como é tirar uma foto com uma M Monochrom? Pelo pouco tempo que eu brinquei com uma, pareceu bastante com o estilo da Leica e aquele sentimento que pertence apenas a ela, não importa o quanto empresas como a FujiFilm tentem emular. É estranho olhar para uma tela LCD depois de tirar uma foto e ver a imagem em preto e branco, mas isso faz você imediatamente pensar nas suas decisões de forma completamente diferente. É contemplativo e desafiante. Eu amei. Imagens em tamanho completo aqui.

Existem limitações, é claro. Normalmente, quando você converta uma imagem colorida para preto e branco, você pode fazer ajustes em valores de luminância de cada cor usando softwares como AlienSkin ou Adobe Lightroom. Essas manipulações podem alterar drasticamente as suas fotos. Com a Monochrom, no entanto, essas cores não existem. Você não pode simular um filtro vermelho ou azul. Você tem que fotografar com filtros físicos reais na sua lente para controlar o tom, exigindo prudência na hora de tirar fotos.

leica1As boas pessoas da Leica não conseguiram me dizer se a Monochrom vai evoluir para novos modelos, ou se é uma experiência única. Qualquer que seja o caso, é bom ver uma empresa que tenta experimentar. Infelizmente, a única experiência que pode pagar por essas experiências é uma das que cobra preços mais exorbitantes pelos produtos. [Leica]

 

 

eda IkTFUfXhF

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot