X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Material Design, a aposta do Google em um design com profundidade


Entre as diversas novidades apresentadas pelo Google na conferência Google I/O, uma das que chamou a minha atenção foi o novo visual do Android, chamado de Material Design. Buscando mostrar uma certa profundidade na tela ao usar sombras e sobreposições, o Google parece apostar em uma estratégia que é basicamente o oposto do design mais plano, 2D, que a Apple trouxe no seu penúltimo iOS.

androidonedepth

Quem atualizou o Google + no último mês teve uma palhinha desse novo visual, que aposta informações mais espaçadas, inserção de bastante colorido, novos ícones e também nova tipografia, que teria sido feita para facilitar a leitura em diferentes dispositivos.

android-material-design

 

Além disso, a interface também promete oferecer um ‘feedback’ aos usuários, com movimentos, brilhos e interações de acordo com cada toque, como forma de mostrar que um ‘clique’ foi realizado. Por isso a ideia de chamá-la de uma interface mais ‘material’, como se, assim como materiais do dia a dia, ela pudesse ‘responder’ ao toque. Particularmente, acho irritante, mas eu sou do tipo que detesta até mesmo o feedback sonoro dos teclados virtuais, então pode ser algo bastante pessoal (e possivelmente haverá um botão que permite desativar essa opção).

material-design-google960

 

 

layout-principles-responsive-responsive-01_large_mdpi

O foco em mostrar a transição das telas também foi destacado por Matias Duarte, VP de design do Android, já que as coisas não ‘magicamente se teletransportam de um lugar para o outro’. Toda a especificação desse novo Material Design pode ser encontrada no site google.com/design.

material-design-principles

O evento seguiu por ao menos mais duas horas, com direito a interrupção de dois manifestantes que protestavam contra a empresa, apresentando uma série de outras novidades do Google, como a plataforma de monitoramento de atividades físicas Google Fit, a Android TV, o Android Auto, feito especialmente para carros, o projeto AndroidOne, que quer ajudar os fabricantes a criarem smartphones de baixo custo e o anúncio do início das vendas dos smartwatches com Android Wear Samsung Gear Live e LG G Watch, que já estarão disponíveis para pré-venda a partir do fim do dia de hoje.

LG G Watch

LG G Watch

Samsung Gear Live

Samsung Gear Live

Nada mau para uma conferência longuíssima, mas que apresentou muito mais novidades do que a Apple tem conseguido mostrar.

bfddf b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

eff brainstorm d qjIDKrITs

eff vUugdhXfc

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo