X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Microsoft adiciona colaboração ao Word Web App


Ao criar um documento no Google Docs, um dos recursos mais usados certamente é a colaboração — quando duas ou mais pessoas editam o texto ao mesmo tempo. Ainda que querendo concorrer com o Docs nesse mercado promissor, o Word Web App não tinha isso até essa quinta-feira. A Microsoft anunciou hoje que a colaboração (finalmente) chegou à versão do Word baseada na web.

e screen div word web edicao

Documento do Word Web sendo editado por duas pessoas (imagem: divulgação) | Clique para ampliar

Usuários com uma conta no Live (qualquer Hotmail serve) podem entrar agora mesmo no SkyDrive e criar um novo documento de texto. Depois disso, é só convidar outras pessoas para que participem da edição daquele documento em tempo real. Assim como acontece no Google Docs faz alguns anos, diga-se de passagem.

Nem tudo é igual, no entanto. O Word Web App prevê edições de trechos do texto. Enquanto uma pessoa edita um trecho, ele fica “bloqueado” para os demais. Ninguém pode colocar a mão ali. O trecho só é atualizado e volta a ficar disponível para todos depois que o usuário que o edita clicar no botão de salvar.

No Google Docs, a colaboração é bem diferente. Praticamente qualquer alteração imediatamente aparece para todos os usuários, e todos podem mexer no mesmo trecho simultaneamente. Ao que me parece, o controle de conflito de edições do Docs parece ser mais preciso.

Além do Word Web, a colaboração também vai funcionar com o Office 2010 (no Windows) e o Office 2011 (no OS X). Ao receber o convite para participar da edição de um documento, o usuário que tem Office instalado em sua máquina vê a opção de editar o arquivo no próprio aplicativo. Caso opte por opção (que tende a oferecer recursos mais completos), o usuário ainda assim saberá quem está editando o que no documento. Tudo graças à integração com o SkyDrive, de acordo com informações da Microsoft.

e screen div word office edicao

Usuários do Word tradicional também podem editar documentos armazenados no SkyDrive (imagem: divulgação) | Clique para ampliar

Essa é a MS correndo atrás da concorrência. Ainda que a colaboração na edição de documentos do Word Web chegue tarde, está valendo. Terá bom uso.

Artigos relacionados:

e MLHXKDdxqik

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot