X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

MiG-15: o primeiro grande interceptador soviético


No fim da II Guerra Mundial, a Força Aérea dos EUA era a campeã absoluta dos céus. Tudo mudou durante a Guerra da Coreia, quando as forças soviéticas apresentaram o MiG-15, um esperto avião interceptador que viria a desencadear décadas de batalhas aéreas.

O primeiríssimo caça a jato a sair da União Soviética foi o MiG-9. Ele foi desenvolvido por Artem Mikoyan e Mikhail Gurevich (MiG, sacou?) e voou pela primeira vez em 1946. Entretanto, seu motor, fruto de engenharia reversa de um BMW 003 alemão, não produzia muito mais do que 1130 kg de empuxo. O motor de baixo desempenho, junto das frágeis asas retas, fizeram o MiG-9 realmente instável em velocidade. Então, Mikoyan e Gurevich voltaram às pranchetas.

Eles descartaram as asas retas em prol de umas que apontavam para trás num ângulo de 35º, acrescentaram asas na cauda, um cockpit pressurizado e um assento ejetável (ambos os primeiros em uma aeronave soviética), e remanejaram a turbina para o final do avião. Todas essas modificações ajudaram a melhorar a estabilidade do caça, agora chamado I-310, mas nada remediou a fraqueza do motor. Felizmente, o governo trabalhista britânico da época estava mais do que contente em vender aos soviéticos um pouco da sua tecnologia melhor.

Mikoyan e Gurevich ficaram impressionados com o turbojato britânico “Nene”, da Rolls-Royce, por algum tempo, mas estar em lados opostos da Cortina de Ferro tornou a manutenção da tecnologia bastante improvável. Diz-se que o próprio Stalin falou, “Que tolo nos venderia seus segredos?” Aparentemente o tolo em questão era o Ministro do Comércio, Sir Stafford Cripps. Com a bênção do partido trabalhista, o Ministro do Comércio licenciou aos soviéticos os esquemas do Nene. Esse material foi imediatamente submetido a engenharia reversa para criar um motor quase idêntico com 2170 kg de empuxo, chamado RD-45, que foi instalado no I-310 para criar o MiG-15.

Com o motor atualizado, o MiG-15 se tornou um interceptador de um assento só ágil, medindo 10 metros de comprimento e outros 10m de envergadura de asas. Ele foi, afinal, feito para caçar o B-29 Super Fortress e o B-52 Bomber, mas apesar do seu turbojato, o MiG-15 era incapaz de atingir a velocidade supersônica. Ele podia mergulhar a velocidade supersônica, é verdade, mas a cauda do avião gerava instabilidades horríveis na medida em que ele se aproximava de Mach 1. Na realidade, o avião foi feito para usar automaticamente freios a ar quando atingisse Mach .92. Não bastasse isso, os modelos do primeiro lote tinham grandes variações em sua montagem que fazia os aviões virar à esquerda ou direita mais vagarosamente no ar. Tripulações terrestres tinham que instalar e calibrar aparadores aerodinâmicos para corrigir as falhas. Esses problemas foram corrigidos cerca de um ano depois da estreia do MiG-15 em 1949 com a criação do MiG-15 bis.

Como o MiG-15 foi construído como um caçador de bombardeiros, ele não carregava mísseis ar-ar. Em vez disso, o avião era carregado com um par de canhões de 23mm e um outro de 37mm. Eles tinha um bom poder de fogo mas com alcance limitado, o que fez deles ótimas opções para derrubar grandes aviões como o B-29, mas não contra seu arqui-rival, o F-86 Sabre. O MiG-15 tinha a vantagem de ter um teto operacional mais alto que o F-86, o que permitia aos pilotos soviéticos darem a volta em seus oponentes.

Apesar da deficiência supersônica do MiG-15, ele operou extensivamente durante a Guerra da Coreia contra forças das Nações Unidas, em geral com sucesso. O design de suas asas provou-se uma das maiores melhorias e permitiu que os soviéticos dominassem os aviões inimigos com asas retas durante o dia.

Embora o design do MiG-15 tenha evoluído posteriormente para o MiG-17, o primeiro caça supersônico soviético, o modelo 15 em si ainda é o caça mais produzido de todos os tempos. Cerca de 12 mil unidades foram produzidas na URSS, e outras 18 mil, estima-se, foram fabricadas nos estados satélites da União Soviética, como a Checoslováquia. [Fighter PlanesWikipediaNational AF MuseumWarbird AlleyGlobal SecurityUS Air and Space MuseumImage: Tudor Hulubei / Hulubei]

ce di
ce kZAxUlWE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot