X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Ministro da Agricultura reconhece necessidade de reduzir custo de produção


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, reconheceu a necessidade de reduzir o custo da produção no país para aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro. “[O transporte] hoje é feito, na maioria das vezes, de caminhão, que é um dos [modais] mais caros do mundo. A nossa produção tem crescido muito mais do que os investimentos feitos, do que é possível ser feito”, disse ao participar, na capital paulista, do Salão Internacional da Avicultura (Siav), que ocorre até o próximo dia 29.

Ele citou como exemplo do alto custo o valor da exportação de uma tonelada de soja no Brasil, que chega a US$ 200, enquanto nos Estados Unidos o valor é cerca de US$ 90. O ministro ressaltou, no entanto, que o governo federal está atento a essa questão e tem anunciado parcerias para desenvolvimento do transporte ferroviário e pluvial que melhorem o custo de escoamento do produto brasileiro. “Conseguimos aprovar a MP [medida provisória] que torna nossos portos mais dinâmicos e competitivos”, apontou.

O presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, criticou a perda de competitividade do setor avícola. “Superamos grandes gargalos, tivemos desonerações importantes. Depois de 2005, chegamos à liderança das exportações mundiais, mas o Brasil está perdendo participação no mercado internacional por conta do custo da produção”, declarou. Segundo a entidade, desde 2006, o custo com mão de obra no setor cresceu 166%, enquanto os concorrentes norte-americanos e tailandeses tiveram crescimento em torno de 20%.

Um documento com esse e outros dados de estudo sobre a perda de competitividade do setor avícola foi entregue ao vice-presidente da República, Michel Temer.

Temer destacou a importância do agronegócio, especialmente do setor avícola, para a segurança alimentar dos brasileiros. “Quando milhões de pessoas saíram da extrema pobreza e foram para a classe média baixa, o grande sucesso [disso] é que essas pessoas poderiam ir ao supermercado e comprar um frango”, destacou. Segundo a Ubabef, dois terços da produção de aves no país ficam no mercado interno. O restante é exportado para 155 países.

Informações Agência Brasil

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot