X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

MIT usa smartphones para diagnosticar catarata


Enquanto a maioria de nós usa smartphones para o propósito que ele foi criado, cientistas do conhecido MIT resolveram reaproveitar esse tipo de dispositivo móvel para uma causa mais nobre. Ao invés de usá-lo para fazer ligações, navegar na internet ou assistir conteúdos multimídia, o MIT Media Lab criou um adaptador para smartphones que permite o diganóstico de catarata.

O uso dele é bem simples e só exige o encaixe do adaptador e um aplicativo específico, que juntos são chamados de CATRA. Esse aplicativo dispara flashes de luz na tela que é direcionada ao olho por meio de retrorreflexão e, de acordo com a interação do paciente, determina qual o nível de catarata que ele tem ou se tem algum.

abe catra eye

Dizer que o CATRA permite o diagnóstico de catarata, aliás, subestimá-lo. De acordo com os seus criadores, que têm na equipe os brasileiros Vitor Pamplona e Erick Passos, ele consegue ser até mais eficiente do que métodos atuais, diagnosticando a doença ainda nos seus estágios iniciais.

O adaptador plástico não funciona somente em smartphones como também em iPods e deve começar a ser testado amplamente ainda esse ano. As vantagens do método são inúmeras, mas um dos principais é o preço do equipamento, que é bem mais barato do que as ferramentas usadas hoje.

Se quiser ficar de olho no aperfeiçoamento dessa tecnologia, visite o site oficial do projeto.

Com informações: Wired.

Artigos relacionados:

de SwLrwSlKg

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot