X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

MonsterMind é o programa de defesa da NSA que neutraliza ataques contra redes dos EUA


Além de espionar pessoas por todas as partes do planeta sem motivo aparente, a NSA também tem como objetivo proteger os sistemas norte-americanos de possíveis ataques feitos por hackers de outras partes do globo. E, à Wired, o delator exilado na Rússia Edward Snowden deu detalhes de um programa que está sendo desenvolvido pela agência com esse objetivo. Conheça o MonsterMind, a mente monstruosa que visa proteger as comunicações dos EUA.

De acordo com Snowden, a NSA está desenvolvendo o sistema de ciberdefesa que teria poder de instantaneamente neutralizar qualquer ciberataque que seja feito contra os EUA. E não é só isso. Ele é um bom defensor que também sabe armar um contra-ataque: o MonsterMind também lança ataques de retaliação. Detalhes de como isso funciona não foram dados por Snowden, mas aparentemente ele se aproveita de algoritmos que vasculham metadados para analisá-los e diferenciá-los de tráfegos de rede convencionais e tráfego malicioso.

Mas, ao ter um ataque neutralizado, o responsável pelo ataque pode modificar seu código malicioso para não ser identificado novamente pelo MonsterMind, certo? Sim, e é aí que entra o contra-ataque: a NSA acredita que a melhor maneira de impedir que novas tentativas de ataque sejam feitas é simplesmente destruir o que está do outro lado, e assim o MonsterMind terá no futuro a capacidade de automaticamente atacar hackers que tentam prejudicar redes dos EUA. O tipo de ataque que o sistema pode fazer, no entanto, não foi detalhado por Snowden – não se sabe se o MonsterMind lança códigos maliciosos para prejudicar o sistema ou se desabilita ferramentas para torná-lo inútil.

Obviamente, a existência do programa levanta algumas preocupações. Snowden comentou sobre duas questões à Wired:

Em primeiro lugar, um ataque vindo de um adversário estrangeiro talvez seja roteado por proxies pertencente a partes inocentes – um botnet de máquinas aleatoriamente hackeadas, por exemplo, ou máquinas pertencentes a outro governo. O contra-ataque poderia, assim, jogar os EUA em um conflito com a outra nação de onde os sistemas estão localizados. Além disso, o ataque de retaliação pode causar danos colaterais imprevistos. Antes de retornar o fogo, os EUA precisam saber o que está atacando, e quais serviços ou sistemas dependem dele. Caso contrário, corre o risco de derrubar infraestrutura civil crítica.

Falando à Wired, o criptógrafo Matt Blaze destacou que o programa descrito por Snowden lembra algumas diferentes pesquisas feitas pelo governo dos EUA. Os programas Einstein 2 e Einstein 3, por exemplo, são redes que detectam ataques feitos contra sistemas governamentais dos EUA. Já o Plan X, da Darpa, tem entre seus objetivos um mapeamento da internet e identificação de cada nó para, caso seja necessário, os EUA consigam desativar um alvo.

O Plan X foi descrito pelo Washington Post há mais de dois anos, mas não há informações se ele realmente existe – e, se existe, qual é seu estágio atual de desenvolvimento e implantação. O mesmo vale para o MonsterMind. Snowden afirma que ele estava sendo desenvolvido quando o rapaz deixou seu emprego na NSA no ano passado. Mas a agência, em resposta à Wired, disse que não comentará o caso. [Wired]

O post MonsterMind é o programa de defesa da NSA que neutraliza ataques contra redes dos EUA apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

eceacff LdZAYEzx

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot