X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Morre Joseph Lechleider, pioneiro da internet banda larga


Joseph Lechleider, Ph.D. em engenharia, foi o primeiro a mostrar que era possível enviar confiavelmente sinais de banda larga através de linhas telefônicas tradicionais de cobre. Ele faleceu recentemente aos 82 anos.

As pesquisas de Lechleider na década de 80 seriam essenciais para dar às empresas de telefonia a tecnologia para oferecer serviço de alta velocidade via DSL. Em 2013, Lechleider entrou no Hall da Fama dos Inventores por suas realizações.

Na década de 80, as empresas de telefonia estavam tentando descobrir como usar suas redes existentes para proporcionar experiências multimídia mais ricas. A internet ainda era bastante restrita, e as empresas de TV a cabo – que seriam potenciais concorrentes – não estavam tão presentes nos EUA.

As empresas de telefonia tinham uma vantagem, porque quase todos tinham linhas telefônicas em casa. Mas era difícil entregar, de forma confiável, muito mais do que as transmissões de voz (e experimentos de videofone) através das linhas já existentes.

Antes de Lechleider, as velocidades de upload e download eram as mesmas, fazendo o tráfego engasgar nas linhas telefônicas por causa de interferência.

O trabalho de Lechleider focava em permitir velocidades variáveis ​​- download mais rápido e upload mais lento – a fim de utilizar os fios de cobre de forma mais eficaz. A implementação de sua pesquisa ficou conhecida como a Linha Digital Assimétrica para Assinante, ou ADSL.

Do New York Times:

“Houve um ceticismo considerável”, disse Lechleider em entrevista ao Wall Street Journal em 2003. “Havia pessoas que não queriam implementar o DSL. Havia pessoas que achavam que ele não iria funcionar. Muitos deles não tinham certeza de que havia mercado para ele.”

Mas, à medida que a web adicionou mais imagens, música e vídeo, a demanda por serviços a preços acessíveis e de alta velocidade aumentou. E a tecnologia DSL oferecia às empresas de telefonia um caminho para fazer isso por anos, sem ter de realizar a alternativa cara de instalar fibra óptica até as casas.

ea SAZrWiqheY

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot