X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Mozilla cede e adota DRM fechado no Firefox para você assistir Netflix sem plugins


A Mozilla tem o nobre objetivo de defender uma web aberta e livre. Isso significa dar preferência a tecnologias open source, em vez de apoiar uma caixa-preta de código fechado – como é o caso do DRM, usado para dificultar a pirataria. A organização resistiu o quanto pôde em implementar DRM no Firefox, mas cedeu para não perder usuários.

A proteção a direitos autorais está sendo embutida no HTML5, e permite fazer streaming de vídeos sem usar plugins como Flash ou Silverlight. É uma garantia de que você não poderá clicar em “Salvar como…” e baixar o vídeo facilmente, mas o DRM não deixa totalmente claro o que faz no seu computador – já que o código é fechado – nem se ele viola sua privacidade, e dificulta o surgimento de navegadores alternativos.

Por isso, a Mozilla não queria tornar o Firefox compatível com o DRM. Mas isso significa que você precisa de plugins para assistir Netflix ou Hulu, por exemplo – e no futuro, serviços como este pretendem suportar apenas HTML5. Ou seja, você teria que usar outro navegador para ver seus filmes, e o Firefox arriscaria perder usuários.

A esperança da Mozilla era estimular uma alternativa mais aberta ao DRM. Infelizmente, isso não aconteceu: Google, Microsoft, Apple e Opera já dão suporte a isso em seus navegadores. Pressionada, a organização cedeu.

fba Ix MdXtXAfg

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot