X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Músculo feito com nanotubos de carbono e cera é mais forte que você


A expansão e contração dos músculos nos mantém vivos a cada segundo de cada dia. Mesmo que sejam uma parte fundamental da nossa existência, ainda não conseguimos recriá-los muito bem. Quer dizer, até agora: cientistas descobriram recentemente o que pode ser uma boa solução – fios de carbono cheios de cera.

Esta tecnologia de músculos artificiais foi desenvolvida por uma equipe de cientistas – incluindo dois brasileiros – na Universidade do Texas em Dallas (EUA). Ela é centrada no uso de nanotubos de carbono.

Os nanotubos ganham a forma de fios retorcidos (imagem acima), cujo volume é preenchido com cera de vela. Quando exposto ao calor (ou à tensão elétrica), o fio se expande e contrai como um músculo orgânico, à medida que a cera interna derrete e se solidifica de novo.

Estes músculos de cera não são apenas um impressionante avanço da nanotecnologia: eles também são muito mais eficientes do que os seus músculos. Os músculos de nanocarbono podem levantar 100.000 vezes o seu peso e gerar cerca de 85 vezes mais energia mecânica do que músculos de carne do mesmo tamanho.

Além disso, o músculo em fios pode assumir um formato de tecido, tornando-o um material muito versátil. Esta tecnologia talvez apareça em robôs e micromotores, mas não irá para seu corpo: os pesquisadores observam que os músculos são “atualmente inadequados” para substituir sua carne fraca. Talvez um dia.

O estudo, publicado na revista Science, contou com a colaboração de cientistas em vários países, inclusive no Brasil, onde três pesquisadores da Unesp e Unicamp contribuíram para a pesquisa. [EurekAlert via Popular Science]

fface di
fface mwHfClDEPI

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot