X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Não siga ninguém. A menos que não tenha uma opinião formada


Às vezes eu passo uma impressão de “sabe tudo” com os textos que publico aqui. Isso acontece porque falo sempre sobre coisas que acontecem na minha vida e “escorrego” apontando o dedo para outros que não fazem o meu caminho. Esta não era a minha intenção. “Escorrego” nos meus textos porque sou um ser humano e, como tal, cometo erros. Por isto, resolvi fazer este texto hoje, para solicitar a você que não me siga mais, a menos que você ainda não tenha uma opinião formada. “Mestres” existem aos baldes por aí, basta escolher um no twitter, mas só siga o que eles dizem (e o que eu digo) se você ainda não tiver uma opinião formada. Do contrário, só os ouça, mas não admita nada como verdade.

O QUE FUNCIONOU PARA MIM, FUNCIONOU SÓ PARA MIM
Antes do Pedro Mello escrever o prefácio do meu último livro A Pirâmide da Felicidade, debatemos por e-mail a questão de que as pessoas possuem papéis diferentes umas das outras e que elas não estão erradas por isso. Eu que busco meu estilo de vida, crio fórmulas, regras, políticas e tudo o mais que possa servir-me de orientação para atingir os meus objetivos. Isto quer dizer que eu sou um e que você é outro.

Nem sempre o que funcionou para mim, vai funcionar para você. Minha vida é totalmente diferente da sua e eu não sou ninguém para ficar dando opinião na vida alheia. Os problemas da minha vida, já me bastam. Seria muita soberba minha, ousar opinar sobre o que você deve ou não fazer. Tenho experiência nisto e naquilo, mas você é quem deve decidir o que entra pelos seus ouvidos. O que nos leva a outra questão.

FOI SEM QUERER, QUERENDO…
Esta é uma frase célebre do seriado Chaves e que está muito condizente com o que escrevo a seguir. Tudo que fazemos, fazemos querendo, quer consciente ou inconscientemente. Quando fazemos algo sem querer, estamos dizendo que não tínhamos controle sobre aquilo o que aconteceu. O que é uma mentira. Nós temos controle sobre tudo o que nos acontece, apesar de muitas das vezes ignorarmos este fato.

Com a explosão de “líderes” e “formadores de opinião” na internet, se propagaram os “gurus”. Aquelas pessoas que falam que uma coisa é assim e assado e milhares de outras concordam sem discutir. Elas acabam aniquilando o próprio conhecimento. Acredite, eu não estou certo sobre praticamente nada do que eu digo por aqui. Sempre cultivo minhas dúvidas. Se você ouve o que eu digo e faz algo, faz porque você quer, não porque eu disse. Entenda a sua responsabilidade nisso.

LÍDERES FORMAM OPINIÃO
O bacana de acompanhar alguém, é poder compor suas próprias opiniões, admitindo que ao mesmo tempo você e as outras pessoas podem estar erradas. Há um tempo, estava conversando com um amigo que disse que o nosso intelecto, muitas das vezes, engana quem quer ser enganado. Sabe quando vamos fazer uma besteira e construímos uma teoria sobre aquilo que viabiliza a bobagem? Por causa disso, é tão importante que tenhamos alguém de fora da nossa empresa, olhando o que fazemos dentro dela. Provavelmente essa pessoa enxergará coisas que os “burros” de dentro da empresa estão tentando viabilizar. Mesmo sendo uma burrice.

Apesar do meu amigo ter dito isso, ele lê muitos livros de inúmeras pessoas e de inúmeras visões e que provavelmente deixam o intelecto dele mais “carregado”. Perguntei para ele então porque ele lia tanto já que quanto mais “carregado” o intelecto, mas fácil seria dele criar uma teoria para algo que possa ser “tolo”. Sua resposta foi simples e direta: “É porque assim eu vejo sobre diversos ângulos, aquilo que estou procurando enxergar.” O que faz um tremendo sentido.

SÓ ME ESCUTE, MAS PROCURE SE OUVIR
A verdade não está lá fora. Acredite. A verdade está dentro de nós. Julgamos o mundo baseados nos nossos valores e preconceitos. Julgamos correto dizer que a humanidade está tensa, só porque nós estamos tensos. Em conversas com amigos, falamos mal das outras pessoas com base no mal que enxergamos em nós. Perceba isso e talvez você comece a se enxergar de uma forma diferente. A vida é muito interessante e já cheguei até a me perguntar se você, aí do outro lado, lendo essas linhas realmente existe. Talvez você só exista para fazer ecoar meus próprios pensamentos e me fazer pensar melhor sobre quem sou. Se é que sou alguma coisa.

Portanto, só me escute. Ouça você. Confronte o que eu digo e o que todos os outros “gurus” dizem, com aquilo que você pensa e sente. Isto sim fará a diferença na sua vida. Se não estiver disposto a fazer isso, aí sim me siga durante um tempo e até copie minhas ideias, mas as use como trampolim para dar seus próprios saltos.

Músicas da versão em áudio deste post:

Ouça este post ou faça download do áudio

Gostou deste artigo? Então compre nosso e-book
e saiba como montar uma empresa do zero sem investir quase nada:
Marco Zero
Acompanhe nosso trabalho:
rsstwitterfacebooklinkedinyoutubeyoutubeninggmailpaypal

ee eideacRXQ

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot