X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Nas Olimpíadas, existe uma areia especial que não gruda no corpo dos jogadores de vôlei de praia


Qualquer pessoa que vá a uma praia sabe que ficar algum tempo na areia significa ter que gastar muito mais tempo depois tentando tirar a areia do corpo. A areia simplesmente gruda em tudo. Mas por que ela não gruda nos jogadores de vôlei de praia das Olimpíadas? É que nos Jogos se usa uma areia especial e altamente regulada.

De acordo com a Reuters, a areia usada nas partidas de vôlei de praia das Olimpíadas é extremamente regulada — “sem pedrinhas ou conchas, nem muito grossa nem muito compacta, não muito fina para não grudar nos corpos dos atletas.” Se isso lhe parece a areia mais sensacional do mundo, é porque ela provavelmente é.

Esse negócio de areia das Olimpíadas é uma ciência. Em 2008, para os Jogos Olímpicos de Pequim, a areia era importada do Havaí chinês (Hainan, China) e regada e rastelada regularmente para evitar que ela ficasse muito compactada. Mas e se eles usassem ciência de verdade para desenvolver uma areia sintética? Segundo a grande fonte da Internet:

“O elemento mais comum da areia no interior dos continentes e em áreas costeiras não tropicais é a sílica, geralmente na forma de quartzo. A segunda forma mais comum é o carbonato de cálcio, por exemplo a aragonita, que tem sido criado em sua maioria, há mais de meio bilhão de anos, por várias formas de vida como crustáceos e moluscos.”

Seria um esforço laboratorial gigantesco que provavelmente não faria sentido econômico (para o futuro próximo, pelo menos). Recriar a areia artificialmente (quebrando vidros, talvez?) é definitivamente mais difícil do que contratar uns caras para ficaram rastelando e rastelando e rastelando a areia para que ela permaneça fina. De qualquer forma, eu queria muito rolar na areia olímpica para ver se ela não gruda mesmo. [Reuters via Fourth Place Medal]

bb di
bb YjlydWvvZ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot