X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Navio perdido há 160 anos é encontrado em valiosa rota no Ártico


Em 1845, o explorador John Franklin zarpou rumo à Passagem do Noroeste, uma rota marítima do Ártico que ligaria o oceano Atlântico ao Pacífico. Ele nunca mais voltou: seu navio se perdeu no gelo. Mas agora, graças à obsessão do primeiro-ministro do Canadá, uma expedição localizou um dos dois navios de Franklin.

Por que o Canadá se preocupa tanto com esta embarcação antiga? Tudo remete ao aquecimento global.

Não é que o primeiro-ministro Stephen Harper – muitas vezes criticado por ser anticiência – se preocupe com as mudanças climáticas. Mas elas têm o potencial de transformar a perigosa Passagem do Noroeste em uma rota valiosa de navegação.

Durante séculos, os navios não conseguiam atravessar essa rota, e por um motivo simples: a passagem não existia. Era gelo. Mas, devido à mudança climática, isso mudou: em 2008, o primeiro navio comercial atravessou a Passagem do Noroeste, e agora até cruzeiros de luxo querem fazer esse percurso.

Também em 2008, a agência governamental Parks Canada iniciou uma expedição de vários anos para localizar os navios perdidos de Franklin. Kat Long escreve no Slate:

Usando sonares sofisticados de escaneamento lateral e veículos subaquáticos operados remotamente, arqueólogos buscaram no fundo do mar os restos dos navios, e descartaram quilômetros quadrados que não resultaram em nada. Equipes em terra, junto a guias Inuit, analisaram as praias de cascalho em busca de pistas para o lugar final de descanso de Franklin.

Eles encontraram alguns indícios: latas de alimentos, uma escova de dentes e ossos. E esta semana, o primeiro-ministro Harper anunciou a descoberta de um dos navios de Franklin. Ele esteve realmente dedicado ao projeto, e até passou duas noites em um dos navios da expedição. Ainda não há informação suficiente para saber se o navio encontrado é o HMS Terror ou o HMS Erebus, ambos de Franklin.

O episódio pode ser visto como um exemplo do poder transformador do aquecimento global. Não se trata apenas de pequenos ajustes no clima: afinal, rotas marítimas estão sendo criadas, e uma economia inteira pode ter um recurso adicional a explorar.

Isso pode mudar as relações internacionais: é que os navios perdidos de Franklin podem ser a chave para afirmar a soberania canadense sobre a Passagem do Noroeste. Outros países dizem que se trata de águas internacionais, que não pertencem a uma só nação.

Os longos tentáculos da mudança climática até voltam no passado, jogando luz em um navio perdido do século XIX considerado relevante para o nosso mundo mais quente. [BBC e Slate]

Imagem: gravura do HMS Terror, um dos navios de Franklin, quando ficou ilhado no gelo durante uma expedição anterior ao Ártico. Creative Commons

O post Navio perdido há 160 anos é encontrado em valiosa rota no Ártico apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

b VqdCWZArA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot