X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Neurocientista raspa a cabeça em vídeo para ensinar a anatomia do cérebro para você


Nancy Kanwisher é uma neurocientista no MIT que estuda a mente e o cérebro humano. Ela também é uma professora que eu gostaria muito de ter: ela é tão dedicada a ensinar ciência que raspou a própria cabeça para dar a você uma ideia melhor da anatomia do córtex.

Graças ao fMRI, uma técnica que usa ressonância magnética, Nancy pôde criar um modelo 3D do próprio cérebro. Ela então conta com a ajuda de Rosa Lafer-Sousa – estudante de neurociência e artista visual – para desenhar o cérebro no couro cabeludo.

>>> É possível estimular o cérebro humano para melhorá-lo?
>>> O que aconteceria se realmente usássemos só 10% dos nossos cérebros

O vídeo dá uma introdução ao córtex, a camada superficial de tecido no cérebro, que permite a você ver, ouvir, mover-se e pensar. Ele tem o tamanho e espessura de uma pizza grande, e cabe dentro da sua cabeça pois está bem amassado.

No vídeo, a pequena região vermelha responde mais a rostos – aliás, Nancy é conhecida por ter descoberto uma área do cérebro para o reconhecimento facial. Ao lado, há uma região (em azul escuro) especializada em detectar corpos. A região verde é dedicada a processar cenários.

efdf DkaPayL tw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot