X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Nokia perde liderança de 14 anos em ranking anual de celulares


Nós vimos que, no primeiro trimestre, a Samsung ultrapassou a Nokia em número de celulares distribuídos no mundo, somando smartphones e aparelhos simples. E a Nokia não se recuperou desde então: considerando todo o ano de 2012, ela ainda amarga o segundo lugar.

Dados preliminares da IHS iSuppli mostram que, em um ano, a Nokia caiu de 30% para 24% em participação de mercado. A Samsung, por sua vez, subiu para 29% e tomou o primeiro lugar, que era da Nokia desde 1998.

O que aconteceu? Basicamente, os smartphones tiveram uma importância enorme nas vendas deste ano: 47% do total. E enquanto a Samsung está bem posicionada no mercado, com uma linha enorme de produtos e altos gastos em marketing para divulgá-los, a Nokia ainda começa a penetrar o mercado com sua linha Lumia de Windows Phones, sistema que por enquanto não ganhou tração no mercado.

Tanto que, no ranking apenas de smartphones, a Nokia sofre ainda mais: ela caiu de 16% para 5% em um ano. Foi a maior queda do top 5, onde HTC e RIM (fabricante do BlackBerry) também sofreram.

Em smartphones, a Samsung lidera com 28% de participação (contra 20% no ano anterior). A Apple ficou praticamente estável, com 20% do mercado este ano. Só as duas tiveram números expressivos: para as outras, o ano foi bem difícil – especialmente para a Nokia, com prejuízos enormes a cada trimestre.

E mais: o desafio da Nokia nos próximos anos pode ir além de salvar a empresa – a marca parece estar perdendo valor. Pela primeira vez, o Top of Mind da Folha consultou qual a marca de smartphone mais lembrada no Brasil. A Nokia ficou em segundo lugar. Quem levou o título? Sim, a Samsung.

O número de smartphones distribuídos no mundo deve aumentar em 35,5% este ano, segundo a IHS iSuppli. O número total de celulares (incluindo dumbphones), no entanto, deve aumentar em apenas 1%. [IHS iSuppli]

fab GxIsiuwQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot