X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Novo portal deve aumentar competitividade das exportações do país


Com a recuperação da economia mundial, a partir deste ano, haverá maior crescimento do comércio exterior. A avaliação é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao lançar hoje (23) o Programa Portal Único de Comércio Exterior, que vai unificar todos os sistemas dos órgãos envolvidos nos processos de exportação e importação.

“Os países avançados que nos levaram a essa crise estão dando sinais de recuperação”, disse, dando como exemplo a retomada da economia norte-americana e do Japão.

O ministro explicou que o objetivo do governo com o lançamento do portal é diminuir o prazo em que os trâmites burocráticos são realizados. “Isso significa para as empresas redução de custos. Portanto, o nosso objetivo é de aumentar a competitividade do sistema de comércio exterior brasileiro”, explicou.

Mantega lembrou que a crise econômica internacional, iniciada em 2008, reduziu o comércio exterior e aumentou a competição entre os países. “Todos os países precisam de exportação para estimular seu crescimento, e o encolhimento do mercado acirrou a competição”, disse.

No portal, as empresas poderão apresentar informações uma única vez aos órgãos federais, reduzindo burocracia e custos. A estimava do governo é que economia anual pelas empresas supere R$ 50 bilhões, quando o projeto for totalmente concluído em 2017. A meta do governo é reduzir o prazo de exportação de 13 para oito dias e de importação, de 17 para dez dias.

A etapa inicial do programa é o Portal Siscomex, no qual os empresários poderão acessar o histórico de operações e consultar a situação e o andamento dos registros de exportação, licenças de importação, despachos de exportação e despachos de importação.

Também como parte da fase inicial, a Receita implantou, no ano passado, um novo fluxo aduaneiro, com eliminação de 80% dos casos de obrigatoriedade de apresentação de documentos em papel.

Neste ano, será criado o Drawback Integrado de Isenção Web, uma versão online do sistema de incentivo às exportações, sem uso de papel nos processos.

Para o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges Lemos, o portal é “um passo relevante para melhorar a competitividade dos produtos brasileiros no âmbito internacional”.

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot