X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Novo sensor transforma sua tela em uma câmera digital


Pesquisadores da Universidade Johannes Kepler, em Linz (Áustria), desenvolveram um novo sensor de imagem que pode um dia revolucionar o formato das câmeras digitais. Em vez de um olho digital do tamanho de um selo, o sensor é uma folha de plástico transparente, plana e flexível que pode ser sobreposta a telas, ou ser apenas usada da forma como é.

E como isso funciona? O sensor lembra uma película de plástico flexível, e usa partículas fluorescentes para capturar a luz recebida e canalizar uma parte dela até sua base.

A base é um polímero chamado concentrador luminescente. O sensor é revestido de partículas que absorvem certas ondas de luz antes de reemiti-las em maior comprimento. A maior parte da luz passa adiante, enquanto uma parte vai percorrer o interior da película, permitindo que sensores ópticos capturem a luz e enviem a informação para um computador.

O sensor não usa nenhum componente eletrônico ou interno e, segundo seus criadores, é ideal para interfaces de usuário que usam apenas toques e gestos. Ele pode, basicamente, transformar uma tela inteira em uma câmera digital.

Mas, por enquanto, ele captura apenas imagens em baixa resolução – 32×32 pixels nos primeiros protótipos. Os pesquisadores estudam formas de aumentar a qualidade das imagens, e isso significa que ainda deve demorar um tempo para ela, quem sabe, aparecer no seu tablet. [The Optical Society via Gizmag via Gizmodo US]

sensor

f kGBUgA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot