X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O brasileiro inventor da bina vai à justiça em busca dos bilhões de royalties


Do mais caro smartphone ao celular mais simples, todos têm algumas coisas em comum. Eles trocam mensagens, fazem ligações e, nessas, identificam o número de quem está ligando, tem um “bina” incorporado. Um brasileiro alega ser o inventor do mecanismo e, há vários anos, processa um punhado de empresas do setor da telefonia na esperança de receber os royalties que, se pagos, podem chegar à casa dos bilhões. Quem é esse senhor?

Nélio José Nicolai nasceu em Minas Gerais, tem 71 anos e, no final dos anos 1970, trabalhava para a Telebrás em Brasília. Foi lá que, em 1977, ele começou a moldar o que seria o bina, sigla de “B identifica o número de A”.

O bina não chamou muito a atenção da Telebrás. Motivo?

“A Telebrasília não o incentivou a desenvolver a ideia por uma razão que hoje pode parecer piada: a estatal achava que identificar o número de quem fazia a chamada seria uma invasão de privacidade.”

Mesmo assim, o primeiro protótipo foi feito (com o auxílio de uma calculadora) e a patente, registrada no Inpi em 1980. O sucesso na mídia veio em 1982, quando Nicolai instalou quatro binas mais robustas em uma central dos bombeiros, após convencer vários deles que moravam no mesmo prédio a fazerem um teste para amenizar o problema dos trotes.

Nicolai aposta tudo, incluindo seus apartamentos e “cotas” das indenizações que espera receber, em vitórias nas ações que ajuizou contra operadoras e fabricantes de aparelhos telefônicos — inclusive celulares. Estima-se que se ele ganhar todas elas, o valor a que teria direito chegaria perto dos R$ 200 bilhões, tornando-o o homem mais rico do mundo com folga. A questão é um tanto delicada, mas a (ótima) matéria da Galileu, no link ao lado, dá todos os detalhes. [Galileu]

ae di
bf WVYqLHseY

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot