X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O derretimento das geleiras está acordando formas de vida adormecidas há milênios


O derretimento do solo congelado na Sibéria e das geleiras na Groelândia está desencadeando um acontecimento quase que sobrenatural: vírus anciões, bactérias, plantas e até animais estavam criogenicamente congelados nestes lugares há milênios, mas agora estão acordando.

O congelamento criogênico é mais conhecido por aparições em filmes de ficção científica, mas quem pratica a “ecologia da ressurreição” está mostrando ao mundo como isto pode ser real.

Em 2012, cientistas germinaram flores de algumas sementes de 32.000 anos atrás, escavadas das tundras da Sibéria. No ano passado, pesquisadores incubaram ovos de 700 anos atrás, encontrados no fundo de um lago nos EUA, enquanto outra equipe ressuscitava um musgo antártico que ficara congelado desde a época do Rei Artur. E pelo menos uma bactéria estava viva depois de oito milhões de anos em animação suspensa.

Não tenha medo: a maioria destas formas de vida são inofensivas, então a chance de despertar uma praga de um milhão de anos atrás é bem remota – apesar de parecer uma ótima ideia para um filme de ficção científica. Isso não impede que elas sejas fascinantes, pois não deixam de ser uma janela para o passado da Terra, oferecendo pistas de como as espécies lidam com mudanças no futuro. Conheça o empolgante campo da ecologia da ressurreição.

A máquina do tempo da evolução

faac  FqI hDnm

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot