X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O dinossauro mais velho já encontrado passou os últimos 50 anos num armário


Uma equipe de paleontologistas descobriu o que eles acreditam ser o mais dinossauro mais velho já conhecido: uma nova espécie que é anterior aos outros espécimes em 15 milhões de anos. Mas eles não precisaram sair numa expedição ou meter a mão na terra para encontrá-lo — eles apenas tropeçaram no dinossauro no depósito de um museu.

Os restos fossilizados foram descobertos na Tanzânia, durante a década de 1930. Eles foram estudados com pouca frequência a partir dos anos 50 e acabaram no depósito do Museu de História Natural, em Londres. Agora, foram reexaminados e datados como tendo entre 247 milhões e 235 milhões de anos, o que os coloca como entre 10 milhões e 15 milhões de anos mais velhos que os anteriores dinossauros mais velhos.

A nova-velha espécie andava sobre duas pernas, tinha três metros de comprimento, uma cauda longa e pesava até 60kg. Ela recebeu o nome Nyasasayros parringtoni, tirado do Lago Niasa, na África, e do pesquisador da Cambridge University Rex Parrington, que descobriu os fósseis. A descoberta foi publicada na Biology Letters. Paul Barrett, do Museu de História Natural, explicou ao Independent:

“Apesar de só conhecermos o Nyasasayros a partir de fragmentos de fósseis, a anatomia do osso da pata dianteira e dos quadris possui traços que são exclusivos de dinossauros, dando-nos confiança de que estamos lidando com um animal muito próximo da origem dos dinossauros…

“Estas novas descobertas colocam as primeiras evoluções dos dinossauros e dos répteis com aspectos de dinossauros nos continentes do sul.”

A novidade preenche perfeitamente o buraco que quebrou a cabeça dos cientistas no passado, já que não havia ligação entre os ancestrais dos dinossauros e os próprios. Agora, o espaço foi preenchido e os paleontologistas podem descansar tranquilamente. Nada mal para algo que estava jogado num canto. [Current BiologyIndependentBBC]

abe jmiSIrSfbk

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot