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O Dono: A Melhor Ferramenta de Marketing da Empresa.


A melhor ferramenta de marketing que uma pequena empresa pode ter é o próprio dono da empresa. 

Ninguém conhece o negócio como o dono da empresa conhece. Ninguém vende o negócio com tanta paixão como o dono da empresa vende. Ninguém educa os clientes sobre o negócio da empresa como o dono da empresa faz. Ninguém fala com tanta clareza sobre o que a empresa faz como o dono da empresa. Ninguém estuda o negócio da empresa como o dono da empresa estuda. 

Bill Gates, Steve Jobs, Maria Luiza do Magazine Luiza, Abilio Diniz do Pão de Áçucar, o chato do Eike Batista da empresas do Corredor X, Henry Ford da Ford, Thomas Walton da IBM, Thomas Edison da General Eletric, a agora, Larry Page da Google e Mark Zuckerberg da Facebook são excelentes exemplos de donos de empresas sendo usados como ferramenta de marketing. 

É claro que tem um ou outro nessa lista que tem o ego maior que  a própria empresa em que trabalha e gosta de aparecer na capa da Revista Caras cercado de Panicats; mas a grande verdade por trás de tanta auto-promoção, é que eles e seus marketeiros de plantão decidiram de comum acordo utilizar suas imagens como ferramenta de marketing da empresa. 

Eles fazem isso porque a imagem do dono, as suas palavras, a sua opinião e o escambau, podem constituir-se na melhor ferramenta de marketing de uma empresa. 

O Bill Gates é um puta cara tímido. Os caras do Google também. O Mark da Facebook também. Mas a partir de toda projeção e imagem criadas pelo marketing, eles passaram a significar algo importante para muita gente facilitando a sua vida quando precisam se comunicar com todo mundo. 

O Dono da Empresa deve ser a principal ferramenta de marketing da empresa!

Deixa o medo de ser sequestrado de lado. Deixa a timidez de lado. Deixa de ser humilde além do necessário, e BOTA A SUA CARA no marketing da empresa!!!

Conheça agora algumas idéias para você colocar o DONO, ou você mesmo (caso você seja o dono da coisa toda), no centro do marketing da sua empresa:

1. Presença nas redes sociais. O dono da empresa tem que ter o seu perfil no twitter, facebook e linkedin ativados e 100% em operação com tweets e facebukadas DIÁRIAS sobre o negócio da empresa, e sua visão do mundo, relacionamento com as pessoas, gestão etc. 

EXEMPLO: O twitter do Tony Hsieh, CEO da Zappos tem quase 2 milhões de seguidores. A Zappos é conhecida mundialmente por conta da projeção da imagem pessoal do Tony. 

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2. O Dono na barra de menu do web site da empresa. Essa sugestão vai parecer radical e exagerada para muita gente, mas não é. A dica aqui é criar uma área dentro do site da empresa que reuna o blog do dono, o seu perfil nas redes sociais, vídeos, fotos, a sua história, livros publicados e muito mais. 

EXEMPLO: A Claudia Riecken é a criadora da Quantum, empresa brasileira que vende ferramentas de assessment para recursos humanos. A Cláudia escreve, faz vídeos, palestras, tem presença nas redes sociais, e tem um blog. Para acessar o conteúdo da Cláudia basta clicar no menu principal do web site da Quantum. A Cláudia aparece no web site da Quantum como um dos diferenciais da empresa. SHOW!

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3. Escreva livros. Tem muito empresário por aí que acha que não tem nada de legal para contar. Engana-se. Todo empreendedor tem uma porção de histórias pessoais e inspiradoras para contar. Cabe ao marketing transformar as histórias mais legais em um livro, e cabe a empresa usar o livro como o grande cartão de visitas da empresa. Se você não quiser contar a história da empresa não tem problemas, vamos falar então da sua filosofia de gestão. 

EXEMPLO: O livro “Cheiro de Tinta” conta a história de vida e empreendedorismo do Sadaji Yoshioka, fundador da VOX Editora. O livro está a venda na Livraria Cultura

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4. Palestras. Te garanto que tem muitas escolas, faculdades e eventos por aí procurando profissionais experientes dispostos a compartilhar suas histórias empreendedoras de vida no formato de palestras. Parte do trabalho da área de marketing da sua empresa é conseguir encaixar as palestras do dono da empresa em determinados eventos que tem alinhamento com os negócios da empresa. 

EXEMPLO: O Robinson Shiba fundador da China In Box é um desses malucos SHOW DE BOLA que estão rodando o Brasil fazendo palestras de graça para todo tipo de público. Eu conheci pessoalmente o Robinson em um evento de faculdade palestrando de graça para a meninada. Naquele dia o Shiba conquistou uns 200 novos clientes para a China in Box.

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5. Videos. O vídeo é um ferramenta de marketing muito poderosa. Se você tiver dificuldades para escrever textos, compartilhar coisas nas redes sociais, utilize o vídeo para transmitir os seus conhecimentos e suas histórias. Abra um canal pessoal de vídeos no YouTube, e mete bala!

EXEMPLO: O Flavio Augusto, presidente da WiseuP – rede de escolas de inglês – está usando o vídeo como ninguém. Ele criou um canal na internet chamado Geração de Valor onde compartilha os seus conhecimentos e experiências pessoais no desenvolvimento da sua empresa com literalmente milhões de pessoas. As dicas do Flavio são pura auto-ajuda, mas tá valendo. Ele já tem vídeo com mais de 1 milhão de views! Ele está sabendo promover como ninguém o seu canal de vídeos pessoais dentro das dezenas e dezenas de lojas da WiseUP. 

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6. O Dono como Argumento de Vendas. Por que os clientes deveriam fazer negócios com a sua empresa? Porque ao comprar de você, eles terão a oportunidade de se encontrar com o DONO DA SUA EMPRESA 1x por trimestre. É isso mesmo! Você deveria adicionar como benefício de fazer negócios com você, receber visitas do DONO DA SUA EMPRESA.

EXEMPLO: O Bradesco é um dos clientes mais importantes para a Microsoft no Brasil. Quando o Bill Gates vinha para o país, ele participava de meia dúzia de reuniões dentro do escritório da Microsoft, e visitava o CIO do Bradesco em Osasco, terra de OZ. É isso mesmo! Ao fazer negócios com a Microsoft, os profissionais do Bradesco tinham contato direto com o Bill Gates. O Bradesco aparece inclusive como caso de sucesso mundial da Microsoft no livro que Bill Gates lançou anos atrás. 

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Gostou das idéias?

Hoje pode parecer meio que uma viagem transformar a imagem do dono da sua empresa em um cara como Bill Gates ou Steve Jobs, mas é POSSÍVEL!

Coloque as minhas idéias em prática, e você vai perceber que é POSSÍVEL!

Transforme o dono da empresa na sua principal ferramenta de marketing!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

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