X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O EFEITO “AVENIDA BRASIL” NA INTERNET: VADIAS, HASHTAGS E OIOIOI


ddfa tumblr moazGxKrvvbko

Ano passado saiu uma pesquisa da JWT que mostrou o quanto as mídias tradicionais influenciam e pautam as redes sociais. Nunca tivemos uma prova tão contundente desse fato como agora, ao acompanhar o impacto da novela Avenida Brasil na internet.

É o maior hype criado por uma novela nas redes sociais desde o advento do hábito da galera de ver tv e comentar tudo online. Segundo o Ibope, 43% das pessoas assiste TV e entra na internet e masca chiclete ao mesmo tempo. A página Avenida Brasil tem mais de 218 mil fãs no Facebook, no Get Glue, rede social pra galera compartilhar o que assiste na tv ou cinema, a novela já recebeu mais de 20 mil check-ins, a hashtag #oioioi chega a ser mencionada mais de 1300 vezes por dia no Twitter e a busca por “Avenida Brasil” aumentou mais de 3000% no Google.

Tá bom pra você?

Por isso separamos aqui o melhor do que anda ~circulando~ sobre ela e os efeitos de Avenida Brasil no cotidiano wébico do brasileiro.

 

 

// OS PERSONAGENS

Pra fins didáticos, temos que dizer que existem três grandes personagens de Avenida Brasil que cativaram a atenção dos ~internautas~. No começo da novela foi a Suelen, a personagem ariranha de Ísis Valverde, que é toda trabalhada na moda piriguete. O objetivo de vida ela é conquistar a Oceania, a África e mais 8 jogadores de futebol à escolha.

Recentemente, houve uma reviravolta na trama e duas personagens começaram a bombar: Nina/Rita (sim, são a mesma pessoa e ainda dizem que elas têm tudo a ver com o Batman) e Carminha. Nina (Débora Falabella) foi separada da família quando era bebê e depois de mais velha descobriu que Carminha (Adriana Esteves) era a responsável por isso. Os memes e a atenção da galera na internet está bem focada na briga entre as duas nesse momento.

Em média, “Carminha” é mencionada mil vezes por dia no Twitter, mas no dia 24 de julho, quando começou a vingança de Nina, os tuites chegaram a 32 mil.  Já Nina/Rita tem até perfil no Ask.FM (aqui), onde se pode perguntar todo tipo de coisa pra ela, inclusive os planos de assassinato de Tufão e o que ela acha da música de abertura da novela.

ddfa nina rita carminha topsy

 

 

// AS GÍRIAS E BORDÕES

~Carminha Lispector~ é, possivelmente, a personagem mais cheia de expressões da novela. Ao longo desses mais de 100 capítulos, suas frases e conselhos foram todos imortalizados na página Conselhos da Carminha no Facebook. Atualmente, são 4 as gírias e expressões mais difundidas pela novela:

“ME SERVE, VADIA!”
Usada por Nina quando começou sua vingança pra cima de Carminha e passou a fazer a vilã de empreguete. Ficou tão famosa que virou até camiseta. o/

  • No Twitter: de acordo com o Topsy, o pico de mentions com a expressão foi no dia 24 de julho, com quase 16.000 mentions. Fora do horário da novela, a expressão é usada aproximadamente 280 vezes por dia no Twitter.
  • No Youtube: 246 resultados, a maioria são músicas funks e remixes criadas com a expressão.
  • No Google: são mais de 698 mil resultados na busca e, muito ~interessantemente~, a busca pela palavra “vadia” cresceu 158% nas últimas duas semanas, veja o gráfico.

ddfa camiseta meservevadia

 

“ARIRANHA”
É a expressão usada pra definir a personagem Suelen, sinônimo de piriguete.

  • No Twitter: de acordo com o Topsy, o pico de tuites com a expressão rolou 19 de julho, com 163 menções.
  • No Google: de acordo com o Google Insitghts, apenas 1 mês depois do início da novela, no dia 26 de março, a busca pelo termo já havia aumentado 390% e teve dois picos de interesse, no final de maio e no final de junho. Veja o gráfico.

ddfa twitter ariranha

 

“É TUDO CULPA DA RITA”
Usada em momentos paranóia da Carminha em relação a Nina, originou um dos maiores memes da novela.

  • No Twitter: de acordo com o Topsy, o pico de mentions no Twitter rolou dia 20 de julho, com quase 40 mil menções, quando a Rita virou culpada por todas as coisas erradas da humanidade e virou meme. Hoje em dia rola a uma média de 250 por dia e existe inclusive um perfil – @MalditaRita – com mais de 22 mil seguidores, dedicado a culpar Rita por tudo: “Twitter fora do Ar = Culpa da Rita“.
  • No Youtube: existe mais de 360 vídeos de usuários comuns usando Rita como desculpa pra tudo
  • No Facebook: Existem mais de 100 páginas/perfis/grupos/comunidades sobre o assunto, mas a página mais influente é a Culpa da Rita, que tem mais de 10 mil fãs e é responsável por criar e reunir as principais imagens que surgiram sobre o meme.
  • No Google: “culpa da rita” soma mais de 790 mil resultados…. Culpa de quem? Exatamente… SUA!
ee culpadarita

 

OI OI OI
Um dos ~refrãos~ da música grudenta que abre a novela, Kuduro na versão do Latino. Passou a ser usada pra agrupar todo tipo de menção à novela e também a qualquer outra coisa da vida.

Todo dia na hora da novela, é a mesma coisa no Twitter: a timeline fica floodada lotada de tuites sobre a novela e, nos dias mais quentes, hashtags ou expressões noveleiros sobem para o topo dos trending topics Brasil. A mais famosa delas, lógico, é “Oi Oi Oi” e suas variações, que são tuitadas, em média, 4 mil vezes por dia.

 ee oioioitimeline

 

 

// PÁGINAS NO FACEBOOK

Existem algumas páginas do ~feice~ dedicadas às piadinhas da novela, que vivem compartilhando montagens. As mais famosas são:

 

ee vaamerda

 

 

 

// NO INSTAGRAM

Não sei vocês, mas todo dia na hora da novela, uma porção de pessoas que eu sigo no Instagram começam a postar imagens da tela da televisão congelando as expressões mais demoníacas de Carminha e outros personagens. Além do print tela-a-tela, o Insta também está recheado de memes e montagens da novela. A hashtag #AvenidaBrasil tem mais de 10 mil fotos, e a #oioioi e variações somam outras 7 mil imagens.

ee oioioi instagram

 

 

 

// NO TWITTER

A novela, seus personagens, bordões e situações são assunto recorrente na lista de Trending Topics Brasileiros, mas em dias mais quentes, chegam até a dominar a lista mundial. Como por exemplo no dia da exibição do 100o episódio, quando os fãs da novela organizaram um tuitaço com o Avatar Congelado. Não sabe o que é isso? Leia tudo nesse post aqui.

Nesse dia, as hashtags #avenidabrasil, #congela, #0ioioi, #EsseCadinho, #MistériosdeCarminha e #Capítulo100 ficaram entre os 10 assuntos mais citados no Twitter. E a hashtag #OiOiOi100 atingiu o primeiro lugar dos trending topics mundiais, vadia! o/

Além das hashtags e tuitaços, a rede social está lotada de perfis que fazem referência à novela (clique pra ver os perfis disponíveis de cada tema: Avenida BrasilNina/RitaCarminhaSuelen AriranhaTufão) e, claro, de piadinhas e manifestações de usuários. Vejamos:

Mas vamos mudar de assunto. O que está acontecendo de importante no Brasil hoje? (tirando a novela)

— PC Siqueira (@pecesiqueira) August 1, 2012

o twitter se divide entre a turma do #oioioi e a galera do #mimimi

— cynara menezes (@cynaramenezes) July 27, 2012

Carminha atualizou o seu Status para: A NINA TA ME FODENDO #Vish

— Negona Reipert (@NEGONARElPERT) August 1, 2012

“Essa garota é um demônio.” Carminha Lispector #OiOiOi109

— Valéria B. – OFICIAL (@valeria_bandida) July 31, 2012

Agora é serio: se a lana del rey fosse brasileira a musica Carmen ia se chamar Carminha

— Victor Oliveira (@victoroliveira) July 29, 2012

Não que eu te odeie, eu só gostaria de fazer com vc o msm que Nina faz c/ a Carminha.

— FODA-SE VCS 凸 (@fodaSeV6) July 31, 2012

Nina é 10 em 1: espiã, detetive, empregada, pirigueti, papparazzi, ariranha, massageadora, agente csi, vingadora e assassina

— Sávio Brunno ♔ (@vadiown) July 31, 2012

Ariranha hoje, Ariranha sempre!!!! Não existe Ex-Ariranha Mona!!!

— Narcisa T. (@nacisaoficial) July 28, 2012

Fui falar pra minha mãe “ME SERVE VADIA” to aqui contando os dentes do chão

— Emiley Thorne (@heineca) July 30, 2012

DIZ A LENDA QUE SE VC CHEGAR NA FRENTE DO ESPELHO E GRITAR “CARMINHA” 3 VEZES A NINA PARECE PRA VC DIZENDO: ME SERVE VADIA ME SERVE

— Eujafiquei (@Eujafiquei) July 27, 2012

Eu sou a Rita da minha casa. Aqui é tudo culpa minha.

— David Tonza (@davidtonza) July 31, 2012

Para a Carminha a culpa é da Rita. para a Shayene a culpa é das empreguetes. para a minha mãe a culpa é do computador.

— Valéria B. – OFICIAL (@valeria_bandida) July 31, 2012

Ana Paula Padrão justificando o erro do nome do Jornal: ” Ahh, foi culpa da Rita”

— I’m Pedro. (@PeedroEmanuel) July 28, 2012

em vez de ‘essa coca é fanta’ vou passar a falar ‘essa nina é rita’

— Mic (@mic_oliver) julho 20, 2012

Carminha vai ficar puta quando descobrir q tá procurando a Rita mas ela é um viral da Nokia

— Vinicius Lima (@viniciusrlima) julho 18, 2012

99 capítulos pra Nina fazer uma foto da Carminha com o Max e um capítulo pra Carminha achar uma foto da Rita na agenda do Nilo

— Mauricio Stycer (@mauriciostycer) julho 20, 2012

 

 

 

 

// OS MELHORES GIFS

fe tumblr mzzrEpYrqvyeeo

fe tumblr mhsqFAbyrbwhro

e tumblr mhwutMIgrbwhro

e tumblr mhzdvVOrcenqo

e tumblr mjmosTurbwhro

tumblr mjuihxhqepfto

dde tumblr mksskYSgDqcwifo

dde tumblr mmcfzlXjrcwteo

tumblr mncnGLormwlh

tumblr mnmdhRFimrbwhro

c tumblr mtygebMWryncoo

c tumblr myjprDBPqgado r

de tumblr myjprDBPqgado

dda tumblr myhjaEHQuqfhzko

dda tumblr mwngfZsdqfvo

ad tumblr mxugqJeUurcnho

tumblr mweMfMxqkwvj

afda tumblr myjprDBPqgado r

afda tumblr mtxmpKLryncoo

 

BÔNUS:

cd tumblr mpnAMFqdypao r

 

 

 

// OS MELHORES TUMBLRS

O tumblr é outro lugar que o pessoal ADORA usar pra comentar a novela. Nós já fizemos uma compilação dos melhores tumblrs relacionados à novela, mas pra refrescar sua memória, vamos colocá-los aqui e ainda acrescentar outros que surgiram:

 

 

// OS VÍDEOS

Além da música tema de dois personagens (Tessália e Leleco) ter ganhado versão do Guns ‘n’ Roses (sim!), temos também uma profusão de remixes e versões funk das pérolas da novela. Saca só os melhores:

Versões Funk:

 

 

 

Spin offs:

 

Vlogueiros sobre “Me Serve Vadia, Me Serve”:

 

 

 

 

// AS IMAGENS E MONTAGENS

cd carmen lucia vereadora youpix

fe carminha empreguete

fe keep calm carminha

dae keep calm me serve

dae keep calm culpa rita youpix

bb carminha redtube youpix

bb carminha paola

bb dercy rita youpix

fe rita carminha dia do amigo youpix

fe mussum rita

e walking dead nina

e jogos mortais nina

e away brasil

e rita edward

e silvio santos oioioi

e tintura marcia

fae carminha bitch youpix

 

fae horoscopo avenida brasil

 

 

Falou alguma coisa? Manda pra gente aí nos comentários! o/

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot