X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O gigante acordou com o despertador do Zuckerberg


Nas duas últimas semanas todo mundo se perguntou (inclusive quem estava nas ruas) qual era, afinal, o motivo dos protestos que aconteceram nas principais capitais do país e que rapidamente se espalharam pelo interior e ganharam o mundo em solidariedade ao povo que irá sediar a Copa do Mundo. Em resumo, a causa da insatisfação é advinda, principalmente, dos prejuízos sociais ocasionados pela corrupção brasileira praticada pelos nossos governantes.

Apesar de render um bom caldo, meu propósito aqui não é opinar sobre as causas nem discutir uma movimentação inquieta por um país melhor. É digno e legítimo o “incômodo”, e apesar de ainda existir controvérsias sobre as consequências desse ato, uma coisa é certa: a mídia tradicional também terá que rever a forma como narra os fatos. A credibilidade de grandes veículos está em jogo, quando quem está nas ruas narra, em tempo real, o que realmente está acontecendo. Obviamente qualquer empresa privada tem seus interesses comerciais e políticos e por mais que se tente alcançar o ideal da imparcialidade jornalística, os telespectadores nesse momento são os donos da verdade e a fonte oficial de informação é o Facebook.

A Rede Globo recentemente abandonou seus canais oficiais nas redes sociais, por acreditar que não traziam benefícios diretos à emissora. Coincidentemente dias depois assistimos a emissora ser pautada em tempo real pelo que falava ao vivo no Jornal Nacional. No dia histórico (17/6), a apresentadora Patrícia Poeta sempre voltava “respondendo” a uma crítica ao jornal feita pelos usuários, dizendo que a TV estava distorcendo as informações.

Um segundo caso que deve ser levado em consideração é o alastramento veloz da manifestação graças à rede de Zuckerberg. Talvez as pessoas não teriam saído do sofá tão depressa caso não tivessem assistido os vídeos que a TV não transmitiu, de manifestantes sendo agredidos em São Paulo. A mobilização criada pelos eventos na rede também foi grande responsável por engajar e responsabilizar aqueles que estavam recebendo os convites e não estava saindo às ruas.

Não estou querendo dizer que as manifestações só aconteceram graças ao Facebook, mas sem dúvida a indignação e a ira para sair de casa tendeu a crescer a cada comentário lido, foto postada ou check in feito em locais públicos onde aconteciam as manifestações. Esta reflexão estende-se até o ataque cibernético do grupo Anonymous, que também nos diferencia das demais manifestações realizadas.

A manifestação veloz e apoio solidário internacional também são consequências da participação na rede, sem contar que a “revolução digital” tem uma pressão gigantesca nos perfis oficiais de governantes, que a essa altura devem estar preocupados para contornar as duas crises: atender aos pedidos dos brasileiros e reposicionar suas imagens na internet a pouco mais de um ano para as eleições.

Portanto, por questão de contexto histórico – e obviamente pela ferramenta mais usada no mundo até então – o Brasil deve um muito obrigado ao Zuckerberg por permitir a manifestação de dentro para fora e de fora para dentro da rede com a multiplicidade de interação permitida. Portanto, se você acha que não pode fazer a diferença pelo Facebook, repense.

cc mark brasil

Imagem meramente ilustrativa com uma montagem que circula no próprio Facebook.

O post O gigante acordou com o despertador do Zuckerberg apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot