X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O jornalista da era digital: um ponto de vista


Sou jornalista e estou terminando uma pós-graduação em mídias digitais. Durante todo esse período da minha carreira – quase dez anos – sempre fui muito resistente às mídias sociais. Sempre considerei que era tudo puro instrumento de exibicionismo e fofoca, além de mostrar uma realidade que as pessoas não tinham. Porém, hoje vejo o poder dessas mídias na mobilização, no conteúdo e o efeito que elas possuem nas pessoas.

É normal que o homem contemporâneo busque uma realidade ampliada, pois ele quer o que falta hoje em dia: relacionamento, afeto, fugir da vida dura que se tem. E essa fuga pode se resolver criando uma vida paralela nas mídias sociais.

Mesmo resistente, tive conta no Orkut, um blog e fiz um perfil no Facebook um pouco antes de começar a pós. Minha ideia não mudou muito: ainda vejo vidas maravilhosas, fofocas, pessoas que você conhece pessoalmente e que são irreconhecíveis no mundo virtual… porém também vejo muitos pontos positivos. Positivos como quando as pessoas e as marcas podem mobilizar os outros por causas boas, como conteúdos de boa qualidade podem chegar mais rápido e a mais gente, como pessoas que não têm voz podem ter e resolver seus problemas… quão grande é o efeito de mobilização dessas mídias.

Tenho lido bastante como o jornalista tem que se adaptar a essas novas mídias. Sinceramente, acho que o jornalista já é adaptável, mutável. Teremos sempre que nos preocupar com o conteúdo de qualidade, com a informação verdadeira e checada, seja em qual mídia for. Essas mídias serão nossas fontes de informação e nossos novos meios de comunicação. Continuaremos a observar de tudo, aprendendo de tudo um pouco, ouvir histórias, ajudar os outros.

O jornalista é jornalista, sendo ele digital, de jornal, TV ou rádio. Ele continuará sendo um profissional multimeios. Com a facilidade da tecnologia e de mídias integradas isso poderá acontecer de qualquer lugar: do papel para a tela de um celular a informação vai chegar a quem deve. Um jornalista digital não é diferente de outro, assim como de nenhum outro profissional de comunicação. O que acontece agora é que estamos nos adaptando à peculiaridade de um novo meio. Sua profissão é inerente, não importando a plataforma.

Por Monique Baraúna, jornalista, pós-graduanda em mídias digitais.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot