X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O Melhor do 2o Dia do IRCE 2013.


Galera, segue agora o post que eu escrevi para o eCommerce Brasil sobre o segundo dia aqui no IRCE 2013. 

O segundo dia do IRCE 2013 começou com a palestra do Mikitani, o fundador da Rakuten.

A Rakuten, para quem não conhece, é a maior empresa de internet do Japão. Eles começaram em 1997 como marketplace, e hoje possuem mais de 40 mil lojas conectadas na Rakuten.
A Rakuten chegou no Brasil no ano passado comprando a Ikeda. Hoje a Rakuten Brasil tem o Marketplace e a Plataforma de Comércio eletrônico para Lojas Virtuais.
Depois de um primeiro dia inteiro de palestras sobre como a Amazon está devastando o comércio eletrônico das pequenas e médias lojas, o Mikitani chegou com o discurso que pode ser a saída para os pequenos e médios.
Por exemplo…
Mikitani: “Nós estamos focados em como ajudar os lojistas a prosperar, não destruí-los. É exatamente isso que torna a RAKUTEN diferente dos outros.”
Ou…
Mikitani: “A filosofia da RAKUTEN é sobre criar um rico bazar de lojistas e não escondê-los dos consumidores como os concorrentes estão fazendo”
O modelo de marketplace da Amazon esconde a marca dos lojistas enquanto no modelo de marketplace da Rakuten, por exemplo, você tem a marca do lojista ocupando 95% da tela do computador.
Ele bateu forte na filosofia da empresa sobre ajudar os pequenos lojistas a se formarem com a RAKUTEN University, os Consultores de eCommerce, a Revista da RAKUTEN, a Premiação Anual para os Melhores Lojistas, as Ferramentas que permitem aos lojistas editarem suas lojas sozinhos, e a crescente e emergente estratégia mobile.
Mikitani: “As pessoas não compram de telas, as pessoas compram de pessoas de verdade.
Nós ajudamos os pequenos lojistas com informações sobre ecommerce e sobre como gerenciar os seus negócios como verdadeiros gestores.”
A internet está se tornando uma ferramenta de marketing muito cara e complexa. Eu acredito que é muito importante para os pequenos e médios lojistas brasileiros se conecterem aos marketplaces que estão surgindo no país para conseguir aumentar o tráfego das suas lojas, fidelizar clientes, se diferenciar e se manter atualizados em tecnologia.
Depois da palestra do Mikitani, o Al Gore – ex-vice presidente dos EUA – fez uma palestra super inspiradora sobre a era da internet e a responsabilidade de todos que estão por trás da indústria.
Confira alguns insights do Al Gore:
Galera, a palestra do Al Gore ontem foi super inspiradora. Confere alguns insights aqui:
Al Gore: “Nós entramos em uma era onde as pessoas não vão mais comprar produtos e serviços para inflar os seus egos pessoais; as pessoas vão comprar produtos e serviços para se conectar com o mundo, para se sentirem melhores, para melhorar o mundo de alguma maneira; as pessoas querem conectar os seus corações e não as suas carteiras cheias de dinheiro. As pessoas QUEREM ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor. Pensem nisso quando forem criar suas estratégias de negócios!”.
Al Gore: “As pessoas que trabalham em uma empresa precisam ter uma profunda vontade de se conectar emocionalmente com com todos os clientes que desejam interagir com a marca da empresa.”
Al Gore: “Vocês trabalham na indústria mais desruptiva da história da humanidade, na indústria de maior crescimento da história do planeta, na indústria que tem a responsabilidade de melhorar o mundo, orgulhem-se disso”
Show, certo?
Mas por melhor que seja o IRCE, por aqui também rolam algumas palestras que não tem nada a ver com nada.
Uma impressão que muitos brasileiros acabam tendo sobre o evento é que eles mesmo poderiam palestrar sobre certos temas que são expostos aqui porque eles mesmos sabem mais do que os próprios gringos que estão palestrando.
Isso é uma grande verdade.
Então, se você acha que sabe mais do que o cara que está falando, levanta a mão e pede para palestrar. Aqui nos EUA ou no Brasil, simples assim.
Depois da palestra do Al Gore, a grande sala para 10 mil pessoas foi dividida em cinco salas menores onde rolaram diferentes palestras simultaneamente.
Confere agora os melhores insights de todas as palestras que rolaram por aqui ontem:
– O varejo costumava ser o ponto principal de informação para os consumidores, hoje não é mais assim. Fonte: Internet Retailer.
– 33% dos usuários de redes sociais preferem a internet para serviços de atendimento ao cliente, e não o telefone. Fonte: NM Incite, Social Care Survey, July 2012.
– 42% dos usuários de redes sociais esperam respostas em menos de 1 hora. Fonte: Convince & Convert.
– 47% dos usuários de redes sociais usaram o canal social para atendimento ao cliente. Fonte: NM Incite, Social Care Survey, July 2012.
– Em 2012, as vendas via comércio eletrônico no EUA representaram 7,3% do total de
vendas no varejo americano. Em 2003 foi 2,6%. Fonte: Internet Retailer Guide 2013.
– Marketing e Finanças precisam criar juntos planos de marketing enquanto educam um ao outro sobre riscos e oportunidades.
– Thinkgeek: “Ouça os seus clientes, eles tem boas idéias.”
– 36% dos clientes americanos não compram se não tiver frete grátis. Fonte: Internet Retailer.
– 38% dos emails nos EUA são abertos em aparelhos mobile. Fonte: Bronto Software
– Usuários de tablet tendem a passar mais tempo em uma loja virtual do que os visitantes tradicionais que vem via PC.
– 18% das pequenas lojas que mais crescem preferem comprar a solução completa. Fonte: Internet Retailer
– Clientes da Amazon Prime ficam em média 119 minutos no site em comparação aos clientes não-prime. Fonte: Forrester
– Em 2012 92.5 milhões de pessoas baixaram cupom digital. Esse número vai passar de 100 milhões de 2013. Fonte: Internet Retailer
– JackThreads: “Você precisa criar conteúdo como serviço”
– A Craftsman conseguiu um aumento de 24% na conversão de vendas com as páginas de produtos com videos. Fonte: Craftsman
– 70% dos consumidores usam o celular quando estão dentro de uma loja. Fonte: Internet Retailer.
– Os melhores varejistas são aqueles que quantificam o Customer Lifetime Value e não apenas as transações. Fonte: Internet Retailer.
– Os mercados emergentes vão representar 55% do eCommerce até 2015. Fonte: Internet Retailer.
Gostou? Fica por ai que amanhã tem mais !
Para quem quiser acompanhar a coisa toda em tempo real, eu recomendo seguir a hashtag oficial do evento no twitter em #irce2013 ou o meu perfil no facebook onde eu estou postando fotos do evento em tempo real. Vai em http://wwww.facebook.com/ricardojordaomagalhaes

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo