X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O que acontece dentro do seu corpo quando um mosquito pica você


O vídeo acima mostra um mosquito, em busca de um pouco de sangue, picando um camundongo anestesiado. Cientistas conseguiram ver todo o processo através de um microscópio, para entender melhor como os mosquitos picam você. É meio estranho como a probóscide – a “agulha” do mosquito – consegue ser flexível.

Ed Yong explica na National Geographic porque a probóscide, em vez de ser rígida como uma agulha – ela precisa perfurar a pele, afinal – na verdade se torna mais flexível quando procura por vasos sanguíneos. Ele diz:

A ponta pode quase se dobrar em ângulos retos, e examina as células do camundongo de uma forma verdadeiramente sinistra. Isso permite que o mosquito analise uma grande área sem ter de retirar as suas peças bucais e começar de novo.

Tem mais: a “agulha” do mosquito na verdade se divide em várias partes quando entra na pele. No caso do vídeo acima, que mostra o transmissor da malária Anopheles gambiae, são seis partes: quatro delas perfuram a pele e ajudam o mosquito a se prender na vítima; outra parte suga o sangue; e outra parte cospe saliva, para os vasos sanguíneos não pararem de fluir sangue.

E é isso o que acontece quando o mosquito perfura um vaso sanguíneo:

A descrição de Yong é um pouco assustadora:

Em média, [mosquitos] bebem por cerca de 4 minutos e, com ampliações superiores, [a pesquisadora Valerie] Choumet consegue até ver as células vermelhas do sangue correndo por seu aparelho bucal. Eles sugam com tanta força que os vasos sanguíneos começam a entrar em colapso. Alguns deles se rompem, derramando sangue nos espaços adjacentes. Quando isso acontece, o mosquito, por vezes, repete o prato e bebe diretamente da poça de sangue que ele criou.

É por isso que precisamos matar todos esses insetos com fogo. Leia mais sobre a ciência das picadas de mosquito aqui: [National Geographic]

Imagem via Wikipédia

XPxctQNiqA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot