X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O que é liderança: Entrevista com Antonio Jorge Gordilho


Antônio Gordilho é consultor e empresário e recentemente escreveu o livro – O Supervisor – lançado em todo o Brasil, pela All Print editora.

ef ANTONIO JORGE GORDILHO X
Na sua visão o que é liderança?
Prefiro sempre abordar este tema no contexto empresarial, que é o que importa em nosso caso.

Nesta perspectiva, liderança é um atributo de uma prática de chefia, o qual descrevo como a capacidade de um nível de autoridade (diretor(a) , gerente, supervisor(a)), de mobilizar pessoas para o alcance dos objetivos e, principalmente, de fazer com que todos, de uma forma natural e autônoma, se disponham a fazer o seu melhor.

Quais os principais papéis do líder nas organizações atuais?
Como a competição é muito forte, cabe ao líder envolver cada pessoa da empresa nesta competição. É aí que não raro aparecem claramente as grandes deficiências: como envolver cada um se não se sabe ao certo e consistentemente quais são as necessidades e os requisitos do cliente?

Se não se informa cada pessoa da empresa seu papel no atendimento aos requisitos, e também qual o impacto do seu trabalho bem feito ou mal feito na satisfação do cliente? Como levar a pessoa a fazer o seu melhor se não lhe é atribuída sequer um objetivo ou meta? Enfim, diligenciar soluções para estes problemas é o papel do líder atual.

Você acredita que liderança é algo que pode ser desenvolvido ou é um talento nato?
Há os dois tipos de líderes: os natos e os que são feitos. Os natos são uma minoria irrelevante. É no contexto organizacional, repito, que existem e devem existir os líderes desenvolvidos. Entretanto, antes de se tornar um líder o indivíduo deve aprender a ser um chefe, o que já será um enorme passo para a liderança.

É preciso superar a visão preconceituosa e depreciativa dos chefes. Os líderes organizacionais são o que denomino “chefes autênticos”.

Qual sua dica para o empreendedor que quer se tornar um líder melhor?
Torne-se um chefe autêntico: aquele que educa continuamente, treina, exige, reconhece, elogia, pune e promove, sempre com equilíbrio e justiça. Além disso, o principal: propõe desafios duros e factíveis. Lembre-se não existe chefe autêntico de coisas, mas de pessoas: aprenda a lidar com elas conforme descrevi.

Para se aprofundar no tema, leia o artigo O que é liderança: As características de um líder.

————————————————————

Veja também:

  1. Entrevista: Susan Cramm sobre liderança em startups
  2. Entrevista: Como criar um ambiente de trabalho mais seguro
  3. Inspire pessoas a fazer melhor

ca ctySEBPAjE

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot