X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O que é um UltraPixel?


Ficou sabendo da nova e chique “Câmera UltraPixel” do HTC One? A HTC diz que a câmera vai dar um fim na “guerra dos megapixels.” UltraPixels! Revolução! E sim, a tecnologia parece bastante promissora, mas, ah, espere um minuto. O que é UltraPixel?

UltraPixel é uma palavra criada para marketing…

O novo aparelho da HTC tem uma câmera de apenas 4 megapixels, e isso poderia fazer as pessoas pensarem que ela é muito inferior às câmeras de 8 megapixels de competidores como o Nokia Lumia 920 ou o iPhone 5. De fato, grandes números de megapixels foram usados para enganar consumidores ao pensar que certas câmeras eram superiores a outras. A solução? Uma nova palavra? Ou talvez confundir ainda mais as pessoas com mais um termo sem significado.

…feito para destacar que o sensor da câmera do HTC One tem “grandes pixels”…

A HTC realmente quer que você pense que seus ultrapixels são MAIORES do que os megapixels das câmeras competidoras. É por isso que é tão ULTRA, entendeu? Menos pixels em uma superfície idêntica significa que os pixels são maiores. Tanto o HTC One quando o Lumia 920 têm sensores de 1/3 polegadas, mas o do 920 tem 8,7 megapixels comparado aos 4 megapixels do HTC One. É por isso que o HTC One tem pixels de 2 micrometros enquanto o 920 tem 1,4 micrometro.

ultrapixel2

…o que é teoricamente melhor na hora de capturar luz do que pixels menores…

Tamanho importa. Sensores de imagens são cobertos de fotodiodos que convertem a luz em eletricidade, que é processada e guardada como dados. Cada pixel na sua foto representa um photosite no sensor.

Quando você tira uma foto, o disparador da câmera abre por uma fração de segundos e deixa fótons entrarem. Photosites maiores podem capturar mais fótons, e, assim, mais dados. A diferença é vista principalmente em condições em que a luz é ruim.

…e pode fazer a câmera do HTC One ser a vencedora…

Mais dados significa mais qualidade – até certo ponto. Você precisa de pixels que possa ver na imagem em tamanhos razoáveis na tela. Pense em o quão ridícula uma imagem 100×100 parece em uma tela 1920×1080 do HTC One. Mas de novo, a maior parte das câmeras tira fotos muito maiores do que a maior parte das pessoas precisará. A câmera de 4 megapixels do HTC One tira fotos em 2688×1520, e isso é bem pequeno se você quiser editar e cortar suas imagens, mas a HTC está apostando que é o suficiente para a maioria das pessoas. TUdo o que você faz é enviar as fotos para o Facebook e para o Instagram, não é mesmo?

…mas vamos ter que esperar para ver como o resto da câmera funciona antes de declará-la a vencedora.

A resolução do sensor de imagem da câmera é apenas um dos muito fatores que afetam a qualidade da imagem. As lentes, o processador de imagens, o foco automático, e considerar que todo precisa funcionar bem, também. É por isso que cinco câmeras com especificações de megapixels praticamente idênticas conseguem resultados tão diferentes. Claro, o HTC One tem uma lente f/2.0 que é líder do mercado (junto com o Lumia 920). Mas muito mais do que abertura favorável, nós não sabemos se a câmera, considerando todo o hype – é realmente boa.

facc BITEcIRF M

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot