X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O robô explorador que navegará pela lua de água de Júpiter


A Missão Sistema Jupiter Europa da NASA, marcada para 2026, será a primeira viagem à lua congelada de Júpiter. Os cientistas também planejam explorar os oceanos líquidos do satélite, enterrados sob 6 km de gelo. Passar por esse obstáculo não será fácil. Mas uma vez que atinjam a água, o interior da Europa será explorado pelo veículo subaquático autônomo mais avançado já construído.

O Deep Phreatic Thermal Explorer (DEPTHX) é uma invenção do Dr. Bill Stone, CEO da Stone Aerospace em Austin, Texas. Ele foi desenvolvido pela sua equipe em parceria com a Universidade Carnegie Mellon, o Southwest Research Institute, a Universidade do Texas (em Austin), a Escola de Minas em Colorado e o Centro de Pesquisa Ames da NASA. O DEPTHX é projetado para explorar e mapear áreas submersas enquanto coleta água e amostras de núcleo. Diferente dos Mars Rovers, a incrível distância até a Europa (cerca de 5,2 UA em média) e as constantes alterações no ambiente aquoso impedem qualquer tipo de sistema de controle baseado na Terra. Em vez disso, o DEPHTX terá que pensar por si mesmo.

Esquema do DEPTHX.Bill Stone teve a ideia do DEPTHX em 1999 quando trabalhava em um projeto de inspeção subaquática. Em 2003 a NASA garantiu ao DEPTHX um projeto de desenvolvimento de três anos e US$ 5 milhões. Nos três anos seguintes a equipe de Stone trabalhou em vários designs iniciais antes de chegar ao formato de ovo atual, em 2006. O DEPTHX tem cerca de 3,9 metros de comprimento e 2,4 metros de largura. Ele apresenta 54 sonares para navegação, 36 computadores para o processamento de informações, seis propulsores e dois conjuntos de baterias, um conjunto de acelerômetros, registradores de velocidade, instrumentos de observação incluindo amostras de líquidos e de núcleos, bem como um microscópio de bordo para buscar vida microbiana. Ele se comunica com a nave-mãe Valkyrie usando um único cabo de fibra ótica e Wi-Fi. E para manter a 1,3 tonelada dessa máquina flutuando, o DEPTHX emprega dois motores de flutuação variável que sentem a temperatura, salinidade e pressão da água ao seu redor e ajusta a quantidade de água necessária para corrigir a sua flutuabilidade relativa a quase 1 km de profundidade.

A característica mais impressionante do DEPTHX é a sua navegação auto-guiada. Uma matriz de 54 sonares pode localizar objetos em um raio de até 300 metros para mapear o que cerca a máquina enquanto os acelerômetros a bordo, registradores de velocidade e instrumentos de orientação ajudam a informar ao DEPTHX sobre a sua posição no espaço. E mais, a matriz de sonares desempenha um trabalho duplo, gerando um mapa 3D do que ela capta em tempo real. A técnica é conhecida como Mapeamento e Localização Simultânea 3D (3D-SLAM, no original) e permite ao robô navegar sozinho. O DEPTHX é, de acordo com a Stone Aerospace, “literalmente um globo ocular que a tudo vê. Usando uma gama de sensores que vêm tudo à frente e atrás e um sistema matemático em tempo real muito sofisticado, o DEPTHX pode se localizar em um ambiente geométrico, mesmo um que está sendo explorado pela primeira vez em segundos. A precisão do 3D-SLAM do DEPTHX é de aproximadamente 1 metro em qualquer lugar dentro de 500 m³ ao redor do veículo.” [Stone AeronauticsSpaceWikipediaHow Stuff WorksCarnagie Mellon]

di
vfplrRuFUM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot