X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O Surface Pro de 64 GB deixa apenas 23 GB de espaço livre para o usuário. Por quê?


O Windows, na sua última versão, migrou de mala e cuia para tablets — até então o seu form factor padrão era equipamentos com teclado e mouse/touchpad. Não é fácil fazer esse caminho e, nele, sempre sobram arestas a aparar. Uma que tem chamado bastante a atenção? O reduzido espaço livre que os donos de tablets Surface, da própria Microsoft, têm para seus apps e arquivos.

Foi a mesma história quando o Surface RT, lançado no final de outubro, apareceu: o espaço interno real, bem menor que o que diz a embalagem dos produtos, gerou repercussão negativa para o tablet. Os culpados? Além do Windows RT, que é grandinho, e dos apps padrões, o tablet vêm com o Office 2013 pré-instalado. No fim das contas a versão de 32 GB tinha, no fim das contas, apenas 16 GB; a de 64 GB é mais generosa, oferecendo 45 GB para o usuário. Respectivamente, elas deixam 50% e 70,3% de espaço livre.

Mas o pior ainda estava por vir. Com a iminência do lançamento do Surface Pro (sai dia 9 de fevereiro, nos EUA e Canadá), informações sobre as suas entranhas começaram a pipocar. O Surface Pro de 64 GB deixa para o usuário ínfimos 23 GB. Em porcentagem, isso significa apenas 35,9%. A situação da versão com maior capacidade, a de 128 GB, é  melhor: sobra 83 GB, ou 64,8% do espaço. A tabela abaixo consolida e compara todos esses números:

Tabela de espaço nos Surfaces.

Aparentemente uma versão de testes do Office 365 está incluída no pacote, mas mesmo assim, por que o Surface Pro é tão voraz com espaço em disco? Temos dois suspeitos: 1) o Windows 8 é maior que o Windows RT; e 2) a partição de recuperação, para restaurar o Windows caso algum acidente ocorra. Mas deve ter algo mais para justificar 41 e 45 GB de espaço gasto nos Surfaces Pro. Tem que haver. A título comparativo, no meu notebook de trabalho a pasta do Windows e as dos aplicativos (incluindo o Office 2010 Standard) não chega a 22 GB…

O site oficial do Surface ainda não tem uma área de suporte para o modelo Pro. Na reservada para o Surface RT existe um artigo que explica o que exatamente consome tanto espaço — apps e ferramentas de recuperação. Enquanto o lançamento oficial não rola, e a página de suporte do Pro dá o ar da graça, ficaremos na dúvida. Se serve de consolo, todos os Surfaces têm slot para cartão microSD e porta USB. Não é a mesma coisa que armazenamento interno, mas já quebra o galho… [Microsoft, Gizmodo UK, The Verge. Foto: Antonio Edward/Flickr. Arte da tabela: Marina Val]

cf ZTrKbAGag

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot