X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O truque de desaparecimento do BlackBerry


A Research in Motion está em apuros. Isso há algum tempo: com modelos pouco inspirados e uma falta de apps, o BlackBerry vem sofrendo em lidar com a concorrência. Isso deixou a RIM em uma situação financeira crítica, e fez até o cofundador da empresa pular do barco.

Para entender como a situação da RIM está grave, basta ver o gráfico abaixo. Em um ano, o BlackBerry conseguiu desaparecer aos poucos dos principais mercados de smartphone.

ddec vendas bb

Nos EUA, a queda da RIM é notável. Há alguns anos, ela praticamente dominava o mercado por lá. Agora, relatos dizem que usuários do BlackBerry nos EUA têm vergonha dos seus aparelhos. A imagem negativa, aliada à força da concorrência, fez o BlackBerry cair de 8,5% para menos de 2% em um ano, segundo dados da Kantar Worldpanel.

Na Europa, a situação é semelhante: nos países analisados, ou a RIM perdeu mercado (como na Espanha!), ou manteve-se pequena (na Alemanha).

E no Brasil, os BlackBerries também estão sumindo. Em um ano, a fatia de mercado da RIM caiu de 8,7% para 2,7%. Em outros grandes países emergentes, a RIM é pequena: na China urbana, por exemplo, ela corresponde a apenas 0,1% do mercado.

E nos países que a Kantar não analisou? No Canadá, terra natal da RIM, o BlackBerry tem uma aceitação bem maior – mas está caindo. De acordo com a Ipsos Reid, ele fica em segundo lugar no mercado de smartphones com 27%, logo atrás do iPhone (29%). Na Índia, o BlackBerry caiu de 18% para 12% em menos de um ano. E na Indonésia, país onde a RIM detém boa parte do mercado, ela foi ultrapassada pelo Android este ano.

Ao BGR, a fabricante do BlackBerry diz: “estamos comprometidos em recuperar participação de mercado”. E a arma deles para isso é o BlackBerry 10, com: multitarefa repensada, perfis separados para trabalho e uso pessoal, novo teclado preditivo, câmera com tecnologia da Scalado, e widgets que na verdade são apps rodando em miniatura.

Os aparelhos com BB10 serão anunciados no final de janeiro. Isso é o bastante para a RIM voltar ao que era antes? Será uma batalha difícil. Mas se não der certo, RIM, você já sabe o que fazer: mate a si própria para que outros possam viver. [Kantar via BGR]

Foto por krrisd/Flickr

ddec di
deeb GVQsBnCYo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot