X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Olhe o mercado! O sucesso pode estar diante dos seus olhos


O artigo de hoje foi escrito por Kleiton Fontes, da Templum, uma consultoria online para pequenas empresas

A cada ano, 460 mil novas empresas são criadas no Brasil. Esse número pode parecer muito abstrato para você e para a sua realidade, isso é normal, afinal, vivemos em um país de aproximadamente 9 bi de m².

Você pode falar também que a sua atuação é somente regional ou local – e, consequentemente, os números macros não têm tanta relevância. Independente disso, a base para a sustentabilidade financeira do seu negócio e o sucesso do seu empreendimento está diretamente ao conhecimento de mercado.

Mercado regido pela lógica da OFERTA e da PROCURA. OFERTA é referente à quantidade de fabricantes, fornecedores, produtos disponíveis no mercado; enquanto PROCURA é relacionado à demanda do mercado, isto é, a quantidade de clientes potenciais que tem a necessidade de adquirir o produto que a sua empresa fornece.

A lógica é simples. Quanto maior a OFERTA, maior é a dificuldade de você agregar valor (diferenciar-se) no mercado. Isto é, o cliente precisa dos seus produtos, mas ele terá muitas outras empresas para comparar com os seus.

Agora, com PROCURA ALTA e POUCA OFERTA, você tem algo exclusivo na mão e, consequentemente, não precisa nivelar o seu produto pelo critério preço.

ilustra-olheomercado-saiadolugar

Para sair da guerra de preços, sua empresa precisa inovar
Vendo por essa perspectiva, fica óbvio que para a sua empresa sair da guerra de preços e do leilão dos clientes, será necessário INOVAR. Isto é, diferenciar-se, tornar a qualidade do seu produto/serviço evidente a ponto do seu cliente enxergar claramente que o valor cobrado é secundário, pois ele terá grandes benefícios ao adquirir da sua empresa.

E como inovar? O primeiro passo é conhecer muito bem o mercado e concorrência
E, para inovar, será necessário ter conhecimento de mercado e principalmente da sua concorrência. Uma das etapas do Planejamento Estratégico é analisar a sua concorrência de forma criteriosa e objetiva.

Além disso, o Planejamento Estratégico também passa pela etapa oportunidades – etapa na qual é possível analisar e localizar nichos e segmentos de mercado que possuem demandas reprimidas. Isto é, atuar em um mercado específico onde você conseguirá inovar e conseguirá agregar valor ao seu produto.

Alguns exemplos:
Vou citar abaixo três casos reais, de micro e pequenas empresas que olharam para o mercado e viram que poderiam reposicionar o negócio.

1 – FCA Brasil: câmaras de vácuo
Veja o caso da FCA Brasil que atua no mercado de caldeiraria.

Agregou valor ao desenvolver câmaras de Vácuo (equipamentos que tem a função de criar vácuo nas redes de tubulações). Os clientes vão de universidades privadas e públicas até multinacionais.

Existem muitas calderarias, mas especializada em câmaras de vácuo são poucas, e a FCA Brasil é uma delas.

2 – Twinpeaks: salgados personalizados
Outro caso exemplar é o da Twinpeaks, que atua no mercado alimentício.

Diferenciou-se da concorrência ao oferecer ao mercado de salgados personalizados conforme a necessidade do cliente. Seus clientes vão de supermercados locais até grandes grupos como Ambev e Pão de Açúcar.

3 – Fôrma de Pudim: produto único, insuperável
Vale citar também a Fôrma de Pudim, que atua no mercado de doces.

Destacou-se ao especializar-se em um único produto (pudim) e, ao resgatar uma receita da vovó, tão saborosa que ao degustar um pedaço, lembranças de infância vêm à tona.

Conclusão: O que todas estas empresas têm em comum?
Todas estas empresas estão inseridas em nichos de mercado ALTAMENTE rentáveis e lucrativos.

E você? Quando foi a última vez que você fez um estudo e análise aprofundada de mercado?

De que forma a sua empresa agrega valor aos seus produtos e serviços a ponto de o consumidor decidir pela sua empresa e não pelo concorrente?

Para ajudar os micro e pequenos empresários a obter sucesso nestas etapas, a Templum Consultoria Online acaba de lançar a implementação de Planejamento Estratégico.

A Templum vai te ajudar a criar e a implementar o plano estratégico no seu negócio da melhor forma possível.

Veja mais aqui.

Abraços,
Kleiton Fontes

Sobre o autor: Kleiton Fontes é publicitário pela IELUSC – Joinville (SC), possui experiência de mais de 10 anos nas áreas de marketing e planejamento estratégico adquirida em empresas como Rhodia e ArcelorMittal. Atua pelo SEBRAE (em parceria com o CNPq) como Agente Local de Inovação, na região de Campinas (SP) e como desenvolvedor do produto Planejamento Estratégico da Templum Consultoria Online.

fbfe SaiaDoLugar i TGtLHwiVvU mNGiBLRo DDqBpKExk

fbfe TGtLHwiVvU

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot