X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Ônibus movido a excremento de vaca quebra recorde de velocidade


O ônibus do Reino Unido movido a excremento de vaca é oficialmente veloz. Segundo o Ars Technica, ele recentemente atingiu a velocidade de 123,6 km/h na pista de testes de Millbrook, em Bedfordshire — um recorde para um ônibus de transporte comum.

>>> Ônibus movido a cocô de frango emite 70% menos poluentes que um a diesel

“Foi impressionante vê-lo atravessando a pista”, disse o engenheiro responsável John Bickerton à BBC. “Ele soou como um bombardeiro Vulcan”.

É importante deixar claro que o ônibus não usa o excremento em si como combustível: ele é movido pelo gás biometano produzido pela digestão anaeróbia do excremento. Basicamente, bactérias decompõem este material biodegradável, e acabam produzindo um gás rico em metano, que é comprimido, liquefeito e armazenado em uma série de tanques fixados dentro do teto do ônibus.

O ônibus se chama “Bus Hound” – nome inspirado pelo carro britânico supersônico Bloodhound – e é pintado de preto e branco para se parecer com uma vaca frísia, usada para produção de leite no Reino Unido.

Quem é familiarizado com o filme Velocidade Máxima já viu ônibus muito mais rápidos. Até mesmo fora do reino dos filmes de ação dos anos 1990, para ser reconhecido como um recorde mundial Guinness, o ônibus teria que atingir velocidade maiores que 240 km/h, de acordo com a BBC.

O recorde aqui foi quebrado em relação a ônibus equivalentes abastecidos por combustíveis fósseis, que tipicamente atingem cerca de 90 km/h – neste caso, o ônibus movido a excremento se sai muito bem.

O próximo passo, é claro, será colocar o Bus Hound em uma corrida contra o ônibus movido a excremento humano, e descobrir qual tipo de cocô é mais rápido. [Ars Technica e BBC]

O post Ônibus movido a excremento de vaca quebra recorde de velocidade apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

dbbdf tfcPpJJC Cw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot