X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Opera vai abandonar sua engine para usar WebKit, e a comunidade da web não gostou disso


A Opera vai abandonar sua engine própria e abraçar o WebKit em seus navegadores – a transição será gradual e começará neste ano.

Enquanto navegadores como Chrome e Safari usam a engine WebKit, a Opera desenvolve a sua própria engine, o Presto. Mas a empresa decidiu abandonar a plataforma para contribuir no desenvolvimento da outra, como explicou o CTO Håkon Wium Lie:

Faz mais sentido colocar nossos especialistas trabalhando com comunidades open source para melhorar WebKit e o Chromium, em vez de desenvolver nossa própria engine

Se por um lado a Opera se juntar à plataforma mais comum pode ser bom para melhorar o desenvolvimento dela, há quem não veja a mudança com bons olhos. Desenvolvedores acreditam que a mudança pode “prejudicar a web aberta” e “incentivar a monocultura do WebKit”, como escreveu Robert O’Callahan em seu blog:

A diversidade de engines está criticamente danificada – e mais difícil, porque isso vai fortalecer a monocultura móvel do Webkit e tornará mais difícil para nós promovermos padrões web além de “programar para Webkit”

O’Callahan continua falando que a diversidade de padrões na web perderão o significado e todas as decisões passarão a ser tomadas considerando o WebKit.

O especialista em compatibilidade de navegadores Peter-Paul Koch também lamentou a decisão da Opera. Ele acredita que agora a empresa vai “perder poder político na comunidade de padrões da web”.

Lembrem-se: para se tornar padrão, qualquer inovação na web precisa ter pelo menos duas implementações interoperáveis. Isso significava que eram duas em quatro, mas agora são duas em três. A mudança da Opera vai diminuir a velocidade da inovação?

O poder da Opera de suportar certos padrões ao implementá-lo diminuiu. Claro, eles podem adicionar um recurso do WebKit, mas não é a mesma coisa de colocar no Presto e distribuir. Tem muito mais gente envolvida no WebKit, e alguns podem discordar com o padrão proposto e não implementá-lo.

O Opera é usado por mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo em todas as suas versões, e a partir de agora todas essas pessoas passarão a usar a engine WebKit. A versão móvel para Android já usando o WebKit deve dar as caras no Mobile World Congress, que será realizado no fim do mês. A partir daí saberemos se a decisão da Opera foi realmente ruim para a diversidade na web. [Opera, The Verge, CNET]

adbadd jWCBuqNmMDA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot