X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Os comprimidos de prevenção do HIV realmente funcionam


Os médicos têm feito o que podem para tratar pacientes com HIV, mas um novo estudo mostra que recentes tratamentos preventivos são ainda mais eficazes do que se pensava.

O estudo, publicado no periódico Lancet, trata da pré-exposição à profilaxia (ou PrEP), um novo tratamento preventivo no qual pacientes em risco tomam um comprimido diário para evitar a infecção.

A PrEP também pode ser usada em forma de gel para prevenir a transmissão entre uma mãe infectada e seu filho durante o nascimento. Ela existe há alguns anos, e outros estudos já tinham sugerido que ela ajuda bastante.

Então o que faz o novo estudo ser tão diferente? Bem, de acordo com o New York Times, por muito tempo os cientistas acreditavam que a PrEP não funcionava com viciados em drogas, simplesmente por causa da velocidade com que o HIV se disseminou nessa população nos anos 1980. Os estudos com PrEP focaram em prevenir a transmissão entre parceiros sexuais, ou entre mães e filhos, considerando que o tratamento não ajudaria usuários de drogas. Mas acontece que este não é o caso. O estudo testou PrEP em 2.400 viciados em drogas na Tailândia, onde o compartilhamento de agulhas é uma forma muito comum de transmissão do HIV. Os participantes receberam uma pílula diária – e quando foram testados em relação à transmissão, os que tomavam a PrEP tinham 74% menos possibilidade de estarem infectados.

Agora que eles sabem que a PrEP definitivamente funciona nesse grupo de risco, pesquisadores do HIV e AIDS vão enfrentar outro grande desafio: descobrir como fazer viciados aceitarem o tratamento. Um pesquisador canadense citado pelo NYT afirmou que o custo e logística de distribuição de PrEP pode superar os benefícios, e tirar o foco de programas comprovados de prevenção – como agulhas limpas, metadona e outros.

Ainda assim, o estudo é importante – nas palavras do mesmo pesquisador, “um novo pedaço do quebra-cabeça” – que nos coloca um passo adiante rumo à erradicação do HIV. [The New York Times]

fecdc CLn OEoUC

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot