X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Os fatos sobre a queda do avião de Eduardo Campos


Nesta quarta-feira, 13 de agosto, um acidente aéreo na cidade de Santos (SP) deixou dez feridos e tirou a vida dos sete tripulantes de um avião Cessna 560XL, incluindo o candidato à presidência Eduardo Campos. Ele tinha 49 anos e estava em terceiro lugar na corrida eleitoral, com 8% das intenções de voto segundo o Datafolha.

O acidente aconteceu depois que o piloto arremeteu o avião – ou seja, desistiu do pouso – devido ao mau tempo. O Cessna vinha do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e deveria pousar no Guarujá (SP), mas a visibilidade estava muito prejudicada. No entanto, algo deu errado e, a 4km do aeroporto, a aeronave caiu.

A caixa-preta já foi encontrada, e o acidente será analisado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A Polícia Civil também fará uma investigação criminal independente, para apurar eventuais responsáveis. Os trabalhos podem durar meses.

O caso gerou muitas dúvidas e até teorias da conspiração. Mas enquanto começam as investigações, já temos alguns fatos para entender melhor o que aconteceu.

Aviões pequenos

Antes de tudo, vale lembrar que acidentes aéreos são terrivelmente comuns com aviões pequenos. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), 159 aeronaves sofreram acidentes no Brasil durante o ano passado – e 158 delas eram pequenas, voltadas para transporte privado ou instrução.

Recentemente, pelo menos três aeronaves pequenas sofreram acidentes. Na semana passada, um avião caiu matando seus cinco tripulantes em Balsas (MA). No fim de julho, um avião fez pouso forçado no interior do Paraná, deixando um ferido; e um avião experimental caiu no oeste da Bahia, deixando dois feridos. (Para uma lista com acidentes e incidentes aéreos no Brasil, visite este site.)

Isso significa que voar é menos seguro que ir de carro? Pelo contrário: de acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), 42 mil brasileiros morrem por ano em colisões. Em acidentes aéreos no Brasil, morreram 3.500 pessoas nos últimos 85 anos.

A arremetida

O jatinho Cessna 560XL saiu do Rio às 9h30 com destino à Base Aérea no Guarujá. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), por volta das 9h50, o piloto disse que tinha pouca visibilidade para pousar e arremeteu. Uma gravação mostra um dos pilotos avisando, em voz calma, que faria o procedimento – o áudio está disponível no Radar Box Brasil. Logo depois, a torre de comando perdeu contato com o avião.

Em nota, a Aeronáutica diz que a aeronave arremeteu devido ao mau tempo quando se preparava para pouso. Chovia e ventava no momento do acidente. Acredita-se que o jatinho sofreu com fortes “ventos de través” (laterais ao avião) ou ventos de cauda (traseiros ao avião). Paulo Greco Júnior, professor de engenharia aeronáutica na USP São Carlos, diz ao UOL que “essa condição de vento de través é muito crítica” e obriga o piloto a arremeter.

Além disso, segundo o Estadão, a visibilidade chegou a ficar em apenas 800 pés (cerca de 260 m) na região da base aérea. Para o avião descer naquela pista, o procedimento de pouso deve ser iniciado a 4 mil pés (cerca de 1.200 m) de altitude. A partir dos 700 pés (233 m), caso o piloto não consiga ver a pista, a ordem é arremeter. Não é recomendável fazer o pouso “às cegas”, só com instrumentos: é preciso ter uma referência visual com a pista para ter certeza que a aeronave está estabilizada – ou pode acontecer um desastre.

cbcc YDvFkqdM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot